Amplitude de movimento: por que ela é importante para seu treino
De nada adianta levantar pesos superaltos se você não tem uma boa amplitude
27/08/2024 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Larissa Serpa
A amplitude de movimento, em termos técnicos, é a medida do movimento em torno de uma articulação ou parte do corpo. É o quanto você consegue abrir suas pernas na cadeira abdutora, por exemplo.
Essas medidas são diferentes para cada pessoa, mas existem amplitudes de movimento ideais que você deve obter para um treino ideal, para colher melhores resultados.
Uma amplitude de movimento limitada pode ocorrer devido a lesões, infecções ou certas condições (como artrite ou distúrbios cerebrais, nervosos ou musculares). Mas, para muitas pessoas, isso é devido a um estilo de vida sedentário e à falta de mobilidade adequada.
A seguir, a gente te conta tudo que você deve saber sobre como aumentar a amplitude de movimento para ter mais resultados no seu treino.
Amplitude de movimento X treino
As limitações de amplitude de movimento podem inibir sua capacidade de realizar muitos exercícios de treinamento de força adequadamente e também seu desempenho.
Não ser capaz de ficar diretamente abaixo da paralela durante um agachamento ou levantar uma barra sobre a cabeça com os ombros totalmente estendidos pode não apenas interferir na sua capacidade de ganhar força ou músculo, mas também pode levar a lesões.
Tanto sua forma quanto seu potencial serão limitados e sofrerão devido a uma amplitude de movimento inadequada.
Exercícios para aumentar a amplitude
O aumento da amplitude de movimento pode ser feito através do trabalho de mobilidade. Se a mobilidade for boa, a movimentação na amplitude de movimento ocorre com facilidade e sem dor.
Faça isso de maneira direcionada, trabalhando os músculos que serão usados logo antes de um treino.
Ao fazer os exercícios de mobilidade, o líquido sinovial (o líquido ao redor das articulações) aumenta, fornecendo lubrificação adicional e facilidade de movimento para as articulações.
Exercícios de mobilidade
Os exercícios de mobilidade vão além do simples alongamento.
Aqui estão alguns dos melhores exercícios para cada área do corpo. Experimente aqueles com os quais você precisa de mais ajuda ou execute-os como parte de um aquecimento antes do treino. Você pode usar peso corporal ou peso leve para alguns exercícios.
- Quadris: Agachamento livre sem pesos, afundo lateral
- Coluna: Virar o pescoço em círculos, torções de tronco
- De corpo inteiro: Levantamento turco, afundo com torção de tronco
- Tornozelos: Eversão, inversão e flexão do tornozelo
Além disso, você também pode trabalhar a mobilidade sempre fazendo uma série extra de seus exercícios antes de adicionar peso. Essa primeira série deve ser feita com pesos bem baixos e focar em aumentar a sua amplitude, sempre mantendo uma forma adequada.
Segurança e Precauções
Nunca passe do desconforto para a dor ao trabalhar em sua amplitude de movimento com o trabalho de mobilidade. Além disso, certifique-se de aquecer adequadamente seu corpo com algum trabalho cardiovascular leve por 5 a 10 minutos antes de realizar o trabalho de mobilidade. Isso ajuda na circulação de nutrientes e oxigênio no sangue para nutrir os músculos e aumenta o líquido sinovial nas articulações para melhor movimentação.