Área de musculação na academia: quais são os principais acessórios e para que servem?
Ela costuma ser dividida na parte das máquinas e a dos pesos livres. Entenda melhor quando utilizar cada parte!
11/05/2023 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Thais Szego
A área de musculação da academia em que estão as máquinas fixas é a melhor opção para quem está começando, pois elas dão mais apoio ao corpo e permitem uma movimentação menos abrangente.
No caso de treino para membros inferiores e glúteos, é mais comum utilizar aparelhos, como a cadeira adutora, a cadeira abdutora, a cadeira flexora, a cadeira extensora, a mesa flexora, o gêmeos máquina, o abdominal lombar máquina, o leg press e o abdominal máquina.
Já para a parte superior, que engloba braços, costas e peitorais, encontramos o gravitron, a puxada máquina, o desenvolvimento máquina, o crossover, o peck deck, o supino máquina e o tríceps máquina.
E a área de pesos livres?
Esta área da academia é destinada a exercícios que também trabalham a musculatura em geral com o uso de alguns equipamentos ou o peso do próprio corpo. Essas opções são mais indicadas para quem já treina há um pouco mais de tempo. “Os exercícios livres exigem melhor postura, consciência corporal e coordenação nos movimentos”, explica Bruno dos Santos Silva, gerente técnico da Smart Fit.
Para realizar as séries o aluno pode usar diversos itens, como halteres, barras montadas, barras livres, sandbag, kettlebell, medicine ball, doublegrip, step, pliobox, anilhas, corda naval, faixas elásticas, TRX, entre outros.
Mas é importante lembrar – inclusive o professor confirma – que os dois espaços se complementam e suas variedades de acessórios ajudam a entregar aos alunos, cada vez mais, diferentes tipos de treinos e modalidades.
Dica bônus:
Para começar uma nova rotina de exercícios, você precisa da ajuda de um profissional. A Smart Fit reúne professores preparados para te orientar. Encontre a academia mais perto de você e consulte os planos disponíveis.
Este artigo foi útil para você?
Leia também: