Atividade física: como ficar – e se manter – motivado
Dar o primeiro passo pode ser difícil, mas existem formas de driblar as desculpas e estabelecer uma rotina saudável
19/07/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Mirela Mazzola
A pergunta de um milhão de dólares: como não procrastinar e estabelecer uma rotina consistente de atividade física e hábitos saudáveis? Quando a última coisa que você quer é treinar, alguns passos podem ajudar no processo. Em primeiro lugar, descubra qual é a sua praia e defina metas realistas – lembrando sempre que não existe atividade perfeita para todos (a sua pode ser musculação, corrida ou Yoga). Dá uma olhada em outras dicas para colocar a atividade física de uma vez por todas na sua vida:
Encontre alegria no exercício
Acredite, isso é possível. Um bom começo é não enxergá-lo como uma obrigação ou mera busca pela saúde. “Se você perguntar porque as pessoas se exercitam, a maioria vai dizer que é por causa da saúde, o que é um grande objetivo. Mas o que leva as pessoas a se mexer de fato é fazer algo que elas gostem”, diz Katie Heinrich, cientista do exercício da Kansas State University, em entrevista ao jornal The New York Times. Em vez de pensar que você está saindo de casa para correr, lembre-se do contato com a natureza ou daquelas músicas ou podcast que você queria maratonar faz tempo. No caso das atividades coletivas isso pode ser ainda mais fácil: encontrar a galera e dar umas risadas são sempre bons motivos para sair de casa.
Faça da atividade física uma prioridade
“O motivo número um que as pessoas dão para não se exercitar é o tempo, mas a única maneira de encontrá-lo é definir prioridades”, diz Katie Heinrich. Fazer com que o exercício caiba na rotina não acontece num passe de mágica – e pensar que ele é opcional só vai te permitir pular o treino sempre que der. Para Brad Stulberg, autor do livro sobre desempenho humano The Practice of Groundedness (sem edição em português), vale ainda considerar a atividade física como parte da sua performance profissional. “Se você é pai, empresário, médico, escritor, artista, advogado ou educador, o exercício o tornará melhor no que faz. Ele vai ajudá-lo a se concentrar, manter a calma e aumentar a energia” disse em entrevista ao The New York Times.
Seja flexível
Priorizar o exercício não significa ter um cronograma inegociável. Um estudo conduzido nos Estados Unidos com 2.500 funcionários do Google, por exemplo, concluiu que quem tinha flexibilidade de horários para treinar manteve esse hábito por mais tempo. Funcionou assim: um grupo deveria ir à academia da empresa no horário mais adequado, definido por cada indivíduo previamente, enquanto o outro poderia ir a qualquer momento. Segundo John Beshears, economista comportamental da Harvard Business School e um dos autores do estudo, pensava-se que se comprometer com horários específicos ajudaria a criar hábitos mais consistentes. Mas o que aconteceu foi o contrário: quem tinha flexibilidade acabou indo com mais frequência à academia.
Crie um ambiente agradável
Seja em casa, na academia ao ar livre: estar em um lugar onde você gosta faz toda a diferença para encontrar prazer na atividade física. Isso também vale para os preparativos: organizar um “ritual”, que envolva acordar mais cedo para se alimentar com calma, escolher a playlist e saber o que vai vestir com antecedência, ajuda a criar uma atmosfera mais convidativa para treinar.
Antecipe como o exercício vai fazer você se sentir
É tentador pensar que você está estressado ou cansado para treinar, mas muitas vezes o exercício é exatamente o que você precisa para se sentir melhor depois de um dia difícil. Com o tempo – e não precisa muito –, você percebe que sempre vale a pena vencer aquele primeiro momento de preguiça.
Se pular o treino, tente voltar aos trilhos imediatamente
Como em todo bom hábito, não deixe um escorregão te derrubar para sempre. Se você não conseguiu se alimentar bem no fim de semana, tente fazer mais refeições saudáveis na segunda-feira. O mesmo vale para a atividade física – viva um dia de cada vez e, se você não for à academia hoje, sempre dá para correr atrás do treino perdido.