Benefícios do alongamento e do aquecimento antes da prática física
Sabemos que a falta de atividades pode prejudicar a saúde, mas os exercícios em excesso também fazem mal?
04/08/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Você sabe quais são os benefícios do alongamento e do aquecimento para o nosso corpo?
Praticar exercícios é uma forma saudável de cuidar do corpo, mas também exige cuidado ao fazer cada movimento, a fim de se evitar lesões, dificuldades ou dores.
Por isso é muito importante que antes – e muitas vezes depois – de qualquer prática como caminhada, musculação, corrida, jogos de futebol e outros, sejam feitos o aquecimento e o alongamento.
Isso porque tanto o alongamento quanto o aquecimento são fatores superimportantes nas práticas desportivas, já que aumentam a flexibilidade e preparam o corpo para o exercício que será realizado, deixando-o mais relaxado. Mas você sabe qual é a diferença entre eles?
Aquecimento
O aquecimento é uma técnica praticada antes de realizar um exercício físico com o objetivo de aumentar gradativamente a intensidade física, elevando a temperatura corporal e a temperatura muscular e preparando o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e o desempenho, além de, é claro, prevenir as lesões na hora de fazer exercícios.
Alongamento
O alongamento é uma prática realizada com o objetivo de manter ou melhorar a flexibilidade corporal, principalmente a flexibilidade muscular. Quanto mais alongado for seu músculo, maior será o nível de flexibilidade, melhorando o seu movimento corporal para diversas práticas desportivas e proporcionando assim maior elasticidade para prevenir lesões.
Benefícios do alongamento
Entre as vantagens do alongamento estão:
Melhora da postura
Alongar o corpo regularmente reduz a tensão muscular, melhorando a postura e evitando o desconforto que poderia surgir decorrente de uma postura incorreta.
Aumento da flexibilidade
Se os músculos estiverem flexíveis, o desempenho nas atividades é melhor. Além disso, os alongamentos ajudam a manter e recuperar a flexibilidade, que geralmente diminui com a idade, fazendo que você consiga movimentos mais amplos e um melhor equilíbrio
Ajudam no relaxamento e melhoram a circulação sanguínea
O alongamento alivia a tensão muscular, muitas vezes responsável por dores nas costas, no pescoço e na cabeça. Além disso, alongar relaxa o corpo e a mente, ajudando no alívio do estresse. Os alongamentos também aumentam o fluxo sanguíneo nos músculos, algo que é muito importante para a recuperação do corpo após lesões musculares.
No entanto, os praticantes devem ter cuidado na hora de alongar alguma região dolorida ou músculos que já foram lesionados. Para evitar agravar o problema, o mais indicado é alongar com a ajuda de um profissional, como um fisioterapeuta.