Treinar no frio queima mais calorias? Veja cuidados para malhar no inverno
Você sente preguiça de fazer exercício durante os meses mais gelados? Então, vem cá...
29/06/2021 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Muitas vezes, sair para praticar exercícios nos dias mais frios é um desafio! Mas, os benefícios de treinar no inverno podem ser maiores do que você imagina.
Treinar no frio queima mais calorias?
Sim, é real: treinar no inverno queima mais calorias. Isso acontece porque a exposição ao frio faz com que nosso corpo gaste mais energia para manter o equilíbrio da sua temperatura, estimulando a termogênese – a capacidade de queimar calorias para gerar calor. “A produção de calor corporal aumenta proporcionalmente à intensidade do exercício. Logo, nessa época do ano, o corpo precisa estar constantemente ‘em ação’”, explica Carolina Machado, professora da Smart Fit.
O corpo “sofre” mais para fazer exercícios nos dias frios?
Para começar, sofrimento não é a palavra certa, tá? Apesar dos dias cinzas não serem tão convidativos para pular da cama e existir um esforço maior do organismo para estar no controle da temperatura, o corpo passa por um processo de “defesa” contra o frio. Amanda Galindo, consultora do Smart Fit Coach (consultoria online com personal trainer), esclarece: “Naturalmente, os músculos vão se contrair mais para reter calor e acabamos tendo a impressão de precisar fazer mais esforço. Mas, tudo é uma questão de um bom direcionamento e aquecimento, para preparar a musculatura para receber os estímulos”.
Existe algum risco de treinar no inverno?
Não existem evidências científicas que comprovem que treinar no frio causa mais lesões. Porém, é preciso ser mais cauteloso, de um modo geral, principalmente em relação à imunidade. Alguns exercícios realizados em ambientes frios por período prolongado, como o nado em águas frias, podem ameaçar a capacidade do corpo de evitar a perda de calor. É muito importante manter-se bem agasalhado e fazer aquecimento.
E quais os benefícios?
Os exercícios, quando praticados em ambientes mais frios, proporcionam maior sensação de bem-estar pois a temperatura mais baixa facilita o controle térmico do corpo melhorando o desempenho durante atividades com maior exigência aeróbica como caminhadas, ciclismo e corridas. No verão, suamos mais e a frequência respiratória se eleva mais rápido, causando cansaço. O inverno pode ser o momento certo para intensificar os seus treinos!
Dicas para ganhar ânimo para se exercitar no inverno
Não existe melhor forma de começar a praticar exercícios que não seja por meio do planejamento! Então, segue o fio:
1. Busque atividades que você goste.
2. Coloque uma roupa confortável, mas se agasalhe!
3. Organize o tempo. Otimize o dia treinando em uma academia próxima da sua casa ou do trabalho. Busque a unidade Smart Fit mais próxima de você.
4. Fique de olho na alimentação – um bom pré-treino pode dar aquela energia extra para melhorar a performance .
Dica bônus
Para começar uma nova rotina de exercícios, você precisa da ajuda de um profissional. A Smart Fit reúne professores preparados para te orientar. Encontre a academia mais perto de você e consulte os planos disponíveis!
Continue por aqui 🙂
- Comer mais doce no inverno é normal? Entenda a sua fome e veja dicas para manter a alimentação mais saudável, mesmo nos dias mais frios.
- O que comer em dias frios, segundo uma nutricionista. O inverno bate à porta e a gente quer saber: o que colocar no prato? Perguntamos para a expert Larissa Venzel, do Smart Fit Nutri.