Por dentro das Olimpíadas 2024: Boxe
As regras do boxe olímpico são bem diferentes das que estamos acostumados
02/07/2024 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
O boxe é um esporte de combate praticado desde antes da Grécia antiga e das Olimpíadas originais.
Recentemente, tornou-se ainda mais popular como forma de exercício – e não é à toa. A modalidade trabalha tanto a força como a parte vascular e é também uma maneira divertida de desafiar sua mente e corpo.
Confira a história do boxe, os benefícios comprovados pela ciência e suas regras nos Jogos Olímpicos 2024.
História do boxe
As origens exatas do boxe são desconhecidas, embora algumas das primeiras evidências (datadas do terceiro milênio Antes de Cristo) venham de artefatos encontrados na atual Palestina.
O boxe foi introduzido nos antigos Jogos Olímpicos em 688 AC, quando os boxeadores usavam tiras de couro macio para amarrar as mãos e antebraços para proteção.
Com a queda do Império Romano, o esporte desapareceu dos registros, antes de ressurgir no século XVII na Inglaterra, onde o boxe amador começou em 1880.
Benefícios do boxe
Melhora a saúde do coração
O esporte é uma forma de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e pode forçar seu corpo a sustentar repetidamente sessões intensas de atividade, o que está associado à diminuição do risco de doenças cardíacas.
Ajuda na perda de peso
Foi demonstrado que o treinamento de boxe diminui a gordura corporal e melhora a composição corporal geral mais do que outras atividades, como corrida.
Aumenta a força de todo o corpo
Embora a maioria das pessoas possa pensar que o poder do soco só vem do ombro, o ato de dar um soco envolve todo o corpo.
Um bom soco envolve os membros inferiores empurrando o chão e a coordenação do resto do corpo para entregar força através do golpe. Portanto, os membros inferiores, assim como os músculos centrais, são uma parte significativa do movimento de soco.
Melhora o equilíbrio
O boxe envolve trabalho de pés coordenado, desenvolvimento de estratégias de movimento reativas às mudanças de condições e à força muscular mencionada acima.
Tudo isso ajuda a melhorar os atributos de equilíbrio. Na verdade, um estudo descobriu que um programa de boxe melhorou o equilíbrio entre pessoas em recuperação de um acidente vascular cerebral.
Diminui o estresse
Há um efeito verdadeiramente catártico quando você libera o estresse de maneira saudável, como socar um saco ou uma luva de foco.
Reduz a pressão arterial
Foi demonstrado que o boxe e o treinamento HIIT, em geral, reduzem a pressão arterial sistólica e diastólica, ajudando a diminuir o estresse nos vasos sanguíneos.
Boxe nas olimpíadas
O boxe fez sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos Modernos de 1904 como um evento masculino. Devido aos poucos competidores na época, apenas boxeadores norte-americanos competiram nesta edição.
Desde as Olimpíadas de 1908, o boxe foi disputado em todos os Jogos Olímpicos de Verão, exceto nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912 em Estocolmo, porque a lei sueca proibia as artes marciais na época.
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, os eventos de boxe feminino foram adicionados ao programa pela primeira vez.
De acordo com a missão do COI para alcançar a plena igualdade de gênero, Paris 2024 irá reduzir o número de categorias de peso para homens de oito para sete, eliminando em última análise a divisão dos meio-pesados. Por outro lado, as categorias de peso feminino terão um aumento de cinco para seis, com a introdução da categoria peso galo.
Regras do boxe
O boxe olímpico é regido por um conjunto especial de regras. Apenas boxeadores amadores podem competir, o que significa que os Jogos Olímpicos são muitas vezes o ponto de partida de uma carreira brilhante para alguns dos maiores nomes do esporte, incluindo ninguém menos que Muhammad Ali.
Entre 1984 e 2012, os boxeadores do sexo masculino foram obrigados a usar capacete de proteção, mas a regra foi abandonada nos Jogos Rio 2016 (as boxeadoras mulheres ainda são obrigadas a usar protetores de cabeça).
Cada luta é disputada em três rounds de três minutos cada, para os homens, e quatro rounds de dois minutos cada, para as mulheres.
No final de cada rodada, cada um dos juízes determina um vencedor com base nos critérios de julgamento e concede ao vencedor 10 pontos pela rodada. O perdedor da rodada pode receber entre sete e nove pontos com base no nível de desempenho daquela rodada. Após o término da luta, cada juiz soma as pontuações da rodada para determinar o vencedor final.
Quando assistir
As competições de boxe nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris estão programadas para acontecer de 27 de julho a 10 de agosto.
As lutas preliminares de boxe ocorrerão na Arena Paris Nord em Villepinte, com as rodadas de medalhas (semifinais e finais) realizadas no icônico Estádio Roland Garros.