Por dentro das Olimpíadas 2024: Ciclismo
Existem diversas modalidades do esporte nos Jogos. E você também pode praticar em casa
27/06/2024 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Larissa Serpa
Andar de bicicleta não é apenas uma forma de locomoção. É também um exercício aeróbico de baixo impacto que oferece muitos benefícios e pode ajudar a moldar um estilo de vida saudável, tanto física quanto mentalmente.
Não é à toa que a modalidade faz parte das Olimpíadas desde 1896.
A seguir, a gente te conta a história do ciclismo, seus benefícios e as diferentes categorias nos Jogos Olímpicos.
História do ciclismo
Acredita-se que as primeiras bicicletas tenham surgido das florestas da Alemanha central em 1816. A primeira corrida oficial de bicicletas ocorreu em 1868, na França.
Mas foi em 1885 que as bicicletas fabricadas na Inglaterra se mostraram pela primeira vez como uma prima próxima da bicicleta que conhecemos hoje.
Na virada do século, o ciclismo de pista atraiu atenção nos Estados Unidos, se tornando um dos esportes mais populares do país. No final das décadas de 1930 e 1940, entretanto, o ciclismo de pista caiu em desuso para, apenas na década de 1970, ter um renascimento, graças, em parte, ao advento das bicicletas de montanha com pneus pesados.
Em 1990, os Estados Unidos sediaram o primeiro campeonato mundial de ciclismo.
Benefícios do ciclismo
Ajuda a perder peso
Andar de bicicleta habitualmente, especialmente em alta intensidade, pode ajudar a diminuir os níveis de gordura corporal, o que promove um controle de peso saudável.
Fortalece as pernas
Andar de bicicleta melhora a função geral da parte inferior do corpo e fortalece os músculos das pernas sem sobrecarregar as articulações. Ele tem como alvo seus quadríceps, glúteos, isquiotibiais e panturrilhas.
Reduz o colesterol
Os efeitos benéficos do ciclismo para a saúde podem ajudar a melhorar os níveis de colesterol, o que pode melhorar a saúde cardiovascular e diminuir as chances de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.
Melhora a saúde mental e a capacidade cerebral
Andar de bicicleta pode aliviar sentimentos de estresse, depressão ou ansiedade. Concentrar-se na estrada ou na cadência ao andar de bicicleta pode ajudá-lo a desenvolver a concentração e a consciência do momento presente. Isso pode ajudar a desviar o foco da bagunça mental do dia.
Pode ajudar pessoas com câncer
Andar de bicicleta é uma adição fantástica ao seu plano de cuidados se você tem ou está se recuperando de câncer. De acordo com uma pesquisa de 2019, se você tem câncer de mama, permanecer ativo pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais do tratamento do câncer, incluindo fadiga, e melhorar sua qualidade de vida geral.
Controla problemas de saúde
Andar de bicicleta regularmente é uma forma de evitar um estilo de vida sedentário e os possíveis problemas de saúde que o acompanham, como acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e hipertensão, além de prevenir o diabetes tipo 2.
É ecologicamente correto
Reduza sua pegada de carbono andando de bicicleta sempre que possível. Uma pesquisa recente na Europa descobriu que viajar de bicicleta em vez de carro uma vez por dia diminui a pegada de carbono do transporte em 67%.
Ciclismo nas olimpíadas
O ciclismo foi introduzido nas primeiras Olimpíadas modernas em 1896. A competição começou com o ciclismo disputado nas ruas e foi adicionando modalidades ao longo do tempo.
Em 2020 foi a primeira vez em que foi disputado o BMX (conhecido também como bicicleta motocross) como uma categoria do ciclismo nas Olimpíadas.
Em 2014, o evento terá igual quantidade de homens e mulheres pela primeira vez na história do esporte, alcançando a meta de igualdade de gênero.
Categorias do ciclismo nas Olimpíadas
Ciclismo de pista olímpica
Perseguição em equipe
Duas equipes de quatro pessoas largam em lados opostos da pista e correm 4 km – e é o tempo que conta. O tempo final de cada equipe é marcado quando o terceiro corredor cruza a linha e o mais rápido vence.
Sprint
O sprint envolve dois pilotos competindo entre si durante três voltas na pista, muitas vezes usando táticas para enganar a concorrência.
Sprint em equipe
As corridas masculinas são compostas por três pilotos por equipe, enquanto são duas para as mulheres.
Madison
Correndo em duplas, as equipes se revezam para completar voltas na pista – 200 voltas para os homens, 120 voltas para as mulheres.
Keirin
É a prova olímpica de ciclismo de pista onde a bicicleta motorizada, conhecida como derny, lidera e define o ritmo.
Omnium
Quatro eventos que ocorrem em um único dia: a corrida simples (10 km para homens e 7,5 km para mulheres) até a linha de chegada; a tempo race, que apresenta um sprint a cada volta, a partir da quinta volta; a corrida eliminatória, na qual o último piloto é eliminado a cada duas voltas; e a prova de pontos finais (25km para homens e 20km para mulheres), em que os atletas pedalam juntos em uma corrida, com pontos para vitórias no sprint.
BMX
Corrida
Os homens competem nos 370 metros e as mulheres nos 350 no motocross, através de saltos, obstáculos e curvas fechadas.
Freestyle Park
Exige que os pilotos realizem manobras sobre rampas e transições. Cada piloto tem duas corridas de um minuto para tentar impressionar os juízes.
Cross-country
Envolve cerca de 50 competidores em várias voltas de um percurso – geralmente entre quatro e seis quilômetros – em uma variedade de inclinações, descidas e terrenos desafiadores.
Estrada
Contra-relógio individual
O contra-relógio individual envolve força, velocidade e resistência – o vencedor é simplesmente o piloto que marca o tempo mais rápido.
Corrida de estrada
A prova olímpica de estrada é a maior das provas de ciclismo, com cerca de 140 competidores tentando completar distâncias de cerca de 240 km.
Quando assistir
As competições de ciclismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris estão programadas para acontecerem em quatro locais distintos de 27 de julho a 11 de agosto, com vinte e dois eventos.