Corra como nunca! Entenda como aumentar suas distâncias no treino de corrida
Quer voar na pista? Confira como aumentar a distância na corrida
20/05/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Você já tem prática como corredor, mas quer dar um up no treino? Uma das principais dicas para quem quer aumentar a distância na corrida é: não pule etapas e respeite o processo. Segundo a consultora do Smart Fit Coach, Carolina Machado, fazer pequenas provas vai ajudar a desenvolver a maturidade e aprimorar as técnicas de pista.
É comum tentar se basear na rotina de atletas profissionais. O problema é que isso pode levar muitos atletas amadores a sofrer lesões e traumas. “Entre aspectos físicos, biológicos e subjetivos, existem algumas variáveis importantes para os corredores que chamamos de Dinâmica da Corrida”, explica Carol. Entenda melhor item a item:
Cadência – Número de passos por minuto
É o aumento da frequência de passos, que pode reduzir o risco de desenvolver lesões em estruturas ósseas e articulações, como quadril e joelho.
Oscilação Vertical – Amplitude de deslocamento vertical do atleta
Este item representa quanto o atleta deslocará o corpo para cima em relação ao solo e irá influenciar diretamente no seu desempenho. Quanto menor for esse número, mais eficiente será a sua corrida.
Tempo de contato com o solo
O ideal é que o pé fique o menor tempo possível em contato com o solo, isso irá reduzir o impacto nos seus tendões e ligamentos.
Tipo de aterrissagem:
É momento que o pé toca no solo, que podem ser: antepé, retropé e mediopé.
Analisar estes aspectos e corrigir a técnica irá aprimorar o seu padrão de corrida, ajudando a conquistar objetivos que antes pareciam distantes.
Fique de olho na alimentação pré-corrida
Os alimentos são uma das principais fontes de energia, influenciando diretamente no desempenho durante a corrida. A alimentação dos corredores deve ser analisada não somente no momento que antecede uma prova, como também de alguns dias anteriores Afinal, o aporte energético deve estar calibrado para aproveitar bem o desempenho no dia da prova.
Por isso é fundamental entender a qualidade da dieta, balancear a quantidade de carboidrato, proteína, gordura e vitaminas para que o corpo consiga otimizar o uso da energia gerada.
Associe outras modalidades de treino à corrida – e corra mais!
O treino de força, quando bem periodizado e aplicado, pode ser uma excelente estratégia para as modalidades de longa duração. “Estudos mostraram que diferentes manifestações de força em corredores de média e longa distância geraram resultados significativos nos atletas”, relata Carolina, evidenciando que associar outros treinos pode trazer muitos benefícios para quem pratica corrida.
Velocidade ou a distância: o que aumentar no treino de corrida?
As duas variáveis são importantes e precisam ser bem periodizadas dentro de uma planilha de treino. “Os famosos longões, caracterizados por alto volume e baixa intensidade, são ótimas estratégias para estimular a biogênese mitocondrial e dar resistência ao corredor, controlando métricas de PACE e frequência cardíaca”, explica a professora. Logo, é necessário equalizar de forma correta a intensidade (velocidade, carga de treino) de forma semanal, mensal e anual.
Por isso, se estiver com dificuldades para aumentar a distância das suas corridas, converse com o seu treinador e sempre busque acompanhamento profissional. Mesmo porque, se algum dos itens citados anteriormente estiverem fora dos parâmetros ideais, você pode sofrer lesões que poderão atrapalhar o seu desempenho.
Siga essas dicas corretamente e voe nas pistas – e nas esteiras!