Como é possível fazer o acompanhamento dos resultados na academia?
Isso depende do nível do praticante e de quanto tempo ele já treina
08/12/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Thais Szego
A gente sabe: entender o seu progresso na academia com frequência é muito importante e serve como um estímulo. Afinal, o acompanhamento pode revelar como você evoluiu nos últimos tempos e mostrar como seu esforço está valendo a pena.
Além disso, fazer uma supervisão frequente bem de perto ajuda a mostrar ao aluno e ao profissional o que pode ser alterado para garantir que ele obtenha ainda mais benefícios dos exercícios. De acordo com Guilherme Micheski, gerente do departamento técnico da Smart Fit, a forma mais fácil e prática de traçar um acompanhamento que faça sentido é, primeiro, entender qual é o seu nível.
Acompanhamento de resultados na academia para iniciantes
Nesse caso, o mais importante é começar a contabilizar se o treino está proporcionando ganhos na qualidade de vida da pessoa. Nesse início de uma vida mais saudável, os ganhos não aparecem imediatamente no lado físico. Você vai começar a reparar em diferenças no seu dia, como melhora do sono, diminuição de dor nas costas, aumento da disposição e controle do estresse, entre tantos outros.
Acompanhamento de resultados na academia para intermediários
Agora sim: chegou a hora de ver resultados no espelho. Para quem já frequenta a academia há um tempo, o principal foco costuma ser a melhora na aparência, seja no quesito emagrecimento, ganho de massa, definição muscular ou até mesmo os três. É importante que fique claro que, ao contrário do que muita gente pensa, a balança não é a maior aliada nesse caso, já que o peso pode aumentar por causa do ganho de massa muscular. A bioimpedância, exame que analisa a composição corporal do praticante, apontando sua quantidade de gordura, músculos, ossos e água, é indispensável, já que revela se está acontecendo perda de massa gorda e ganho de massa magra. Medir algumas partes estratégicas do corpo, como os braços, as coxas, o quadril e a cintura, também é interessante, porque os ganhos podem não ser tão claros conforme vão acontecendo. Ter um acompanhamento em números, ajuda a mostrar onde está tendo mais ou menos evolução. Tirar fotos da silhueta nas mesmas poses com algum tempo de diferença também ajuda a enxergar essas mudanças.
Além da estética e da composição corporal, quem já tem um histórico de treino também deve analisar se está melhorando consistentemente nos treinos. E fazer isso pode ser mais simples do que parece – desde que você mantenha um histórico. Por exemplo, dá pra saber que você está evoluindo se conseguir correr por mais tempo, se conseguir aumentar o peso ou até se está melhorando a execução dos movimentos na musculação.
Acompanhamento de resultados na academia para avançados
Aqui, geralmente estão aquelas pessoas mais focadas em performance. Por isso, assim como acontece com os intermediários, elas devem acompanhar se estão conseguindo aumentar suas cargas e se a intensidade do treino está crescendo, por exemplo. Mas não pode deixar de lado os comparativos de antes e o depois, tá? Por essa razão, é interessante montar uma planilha com todos os dados para registrar o progresso. É legal também colocar os níveis de massa magra e massa gorda, o aumento da força, o desempenho cardiovascular e tudo mais que você julgar importante. Tente anotar tudo isso periodicamente para fazer comparativos e ver como é possível melhorar. Para os mais tecnológicos existem aplicativos de celular próprios para esse fim – incluindo o nosso! Lá dá para fazer anotações na sua ficha de treino, por exemplo. Que tal baixar agora? Não precisa nem ser aluno para usar várias funcionalidades!
Este artigo foi útil para você?
Leia também: