Como funciona a Yoga?
Existem vários estilos de yoga diferentes. Descubra quais e os benefícios
16/07/2024 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Alguns a vêem como uma poderosa modalidade para fortalecer os músculos, outros como uma atividade para alongar e dar equilíbrio, e há ainda quem considere a yoga uma forma de meditação.
A verdade é que essa prática, originada na Índia, envolve técnicas de movimento, meditação e respiração para promover o bem-estar tanto físico como o mental.
Este artigo explora a história, a filosofia, os benefícios e os vários ramos da ioga.
O que é Yoga?
Yoga é uma prática antiga (remete a mais de 5.000 anos) que envolve posturas físicas, concentração e respiração profunda. A filosofia geral da yoga é conectar a mente, o corpo e o espírito.
A primeira menção da palavra “ioga” (ou Yoga) aparece no Rig Veda, uma coleção de textos antigos, e vem da palavra sânscrita “yuj”, que significa “união” ou “unir-se”.
Os monges indianos espalharam o seu conhecimento do yoga no Ocidente durante o final da década de 1890 e os ensinamentos modernos do yoga tornaram-se amplamente populares nos países ocidentais na década de 1970.
Como funciona a Yoga
A yoga trabalha desbloqueando os chakras e asanas.
Os chakras seriam pontos centrais de energia, pensamentos, sentimentos e do corpo físico.
Quando a energia fica bloqueada em um chakra, ela desencadeia desequilíbrios físicos, mentais ou emocionais que se manifestam em sintomas como ansiedade, letargia ou má digestão.
Já, as asanas são as muitas posturas físicas do Hatha Yoga. Pessoas que praticam ioga usam asanas para liberar energia e estimular um chakra desequilibrado.
Tipos de Yoga
A yoga moderna concentra-se em exercícios, força, agilidade e respiração. Pode ajudar a aumentar o bem-estar físico e mental.
Existem muitos estilos de ioga. Uma pessoa deve escolher um estilo com base em seus objetivos e nível de condicionamento físico. Alguns, você pode fazer no Smart Fit App, que está disponível em todas as lojas de aplicativo.
Hatha ioga
Este é um termo genérico para qualquer tipo de ioga que ensina posturas físicas. As aulas de Hatha geralmente servem como uma introdução suave às posturas básicas do yoga.
Ashtanga ioga
Este tipo de prática de yoga utiliza antigos ensinamentos de yoga e aplica as mesmas posturas e sequências que ligam rapidamente cada movimento à respiração.
Bikram ioga
Também conhecido como hot yoga, é praticado em salas aquecidas artificialmente e com 40% de umidade. Consiste em 26 posturas diferentes.
Iyengar ioga
Concentra-se em encontrar o alinhamento correto em cada postura com a ajuda de uma variedade de adereços, como blocos, tecidos, alças, cadeiras e almofadas.
Kripalu ioga
Este tipo ensina os praticantes a conhecer, aceitar e aprender com o corpo. Um estudante de Kripalu Yoga aprende a encontrar seu próprio nível de prática olhando para dentro.
As aulas geralmente começam com exercícios respiratórios e alongamentos suaves, seguidos de uma série de posturas individuais e relaxamento final.
Kundalini ioga
Kundalini yoga é um sistema de meditação que visa liberar energia reprimida.
Uma aula de Kundalini Yoga normalmente começa e termina com canto.
Power Yoga
No final da década de 1980, os praticantes desenvolveram este tipo de ioga ativo e atlético baseado no sistema tradicional Ashtanga, mas com posturas mais rápidas.
Sivananda
Este sistema usa uma filosofia de cinco pontos como base.
Esta filosofia afirma que a respiração adequada, o relaxamento, a dieta, os exercícios e o pensamento positivo trabalham juntos para criar um estilo de vida iogue saudável.
As pessoas que praticam Sivananda usam 12 asanas básicas, que precedem com Saudações ao Sol.
Viniyoga
Viniyoga concentra-se na forma em detrimento da função, respiração e adaptação, repetição e sustentação, e na arte e ciência do sequenciamento.
Yin-ioga
O Yin Yoga concentra-se em manter posturas passivas por longos períodos de tempo. Este estilo de ioga tem como alvo tecidos profundos, ligamentos, articulações, ossos e fáscia.
Ioga pré-natal
A ioga pré-natal usa posturas que os praticantes criaram pensando nas pessoas grávidas. Este estilo de ioga pode ajudar as pessoas a voltar à forma após o parto e apoiar a saúde durante a gravidez.
Ioga restaurativa
Este é um método relaxante de ioga. Uma pessoa passa uma aula de ioga restaurativa em quatro ou cinco posturas simples, usando acessórios como cobertores e almofadas para mergulhar em um relaxamento profundo sem exercer nenhum esforço ao manter a postura.
Benefícios da ioga
- construir força muscular;
- aumentar a flexibilidade;
- promover uma melhor respiração;
- apoiar a saúde do coração;
- reduzir o estresse, ansiedade, depressão e dor crônica;
- melhorar o sono.
Riscos e efeitos colaterais
É raro sofrer lesões graves ao praticar ioga. As lesões mais comuns entre as pessoas que praticam ioga são entorses e distensões.
No entanto, uma pessoa grávida ou com algum problema de saúde contínuo, como perda óssea, glaucoma ou ciática, deve consultar um profissional de saúde antes de praticar.
Os iniciantes devem evitar posturas avançadas e técnicas difíceis.