Como ter uma cintura mais fina em 4 etapas
Siga esses passos para conquistar a cintura dos seus sonhos
10/05/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Larissa Serpa
Você faz abdominais com afinco mas ainda não consegue atingir seu objetivo de ter uma barriga chapada e cintura fina? Muito dessa estética que você procura vem de genética e é determinada pelo seu biotipo mas há, sim, uma maneira de dar essa impressão de cintura mais fina e a consultora do Smart Fit Coach Gisele Santos ensina o passo a passo a seguir:
1. Alimentação adequada
Antes de tudo, você precisa dar atenção à sua alimentação. Isso porque, mesmo que você faça todo o esforço na academia, se sua alimentação incentivar o acúmulo de gorduras, não vai ser possível ver o desenho da sua cintura.
É necessário atingir um percentual de gordura ideal, que é de até 20% para homens e até 24% para mulheres — porém esses valores variam com a idade, então é importante consultar um nutricionista para entender o ideal para você.
Para isso, evite farinha branca, açúcar e alimentos processados.
2. Faça um treino de força para dorsais e quadris
“Muita gente acaba treinando só a barriga quando quer ter mais cintura, mas treinar os músculos das costas e os dos quadris, na verdade, é o que vai dar mais efeito, porque, com esses músculos maiores, a cintura fica menor em comparação”, diz Gisele.
Ou seja, você não consegue diminuir a musculatura da cintura, mas consegue aumentar as que estão a sua volta, dando o desenho de “corpo violão”.
Para isso, foque em exercícios para dorsais e quadris que sejam feitos com bastante volume e em uma velocidade lenta — tática que faz com que os músculos cresçam.
3. Exercícios abdominais
Fortalecer seu core como um todo vai fortalecer a musculatura, evitando que sua barriga fique flácida, o que pode te deixar com aquela “barriga baixa” ou “pochete” e impedir que você fique com um desenho de cintura afinada.
Além disso, eles vão ajudar na sua postura corporal, o que também ajuda na impressão de uma cintura mais fina.
4. Ginástica hipopressiva
Os exercícios hipopressivos são uma técnica de treino destinada a ativar as fibras da musculatura de baixo do abdômen — a que não ativamos com exercícios abdominais.
É um exercício de respiração onde você contrai os músculos abdominais depois de expirar completamente. Com isso, você levanta seus órgãos até a caixa torácica e fortalece até mesmo os músculos do coração.
Além dos benefícios para saúde, a ginástica hipopressiva, por fortalecer uma musculatura profunda na barriga, deixa tudo mais “compactado”, afinando a cintura.
“Eles são os únicos exercícios que, de fato, afinam a cintura em si. Mas, para fazê-los, é preciso acompanhamento profissional”, reforça Gisele.
Aceite a ajuda de quem entende
Educadores físicos são sempre indicados para criar programas de exercícios que ajudem a atingir objetivos específicos. Com o Smart Fit Coach você tem orientação personalizada de um profissional, que cria um treino exclusivo para você!