Como treinar em casa e ter resultados
Dicas para manter a rotina quando ir à rua não é uma opção
14/04/2020 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Thieny Molthini
Se não puder frequentar a academia, treinar em casa pode ser uma oportunidade para manter o corpo são e a mente sã.
Benefícios do treino em casa
“Treinar em casa é importante para combater os efeitos do sedentarismo e da pouca locomoção do dia a dia por conta de um espaço reduzido”, explica Luiz Carlos Carnevali Junior, doutor em ciências pelo Instituto de Ciência Biomédicas da Universidade de São Paulo e diretor técnico do grupo Smart Fit, de São Paulo. “Você melhora as funcionalidades do seu corpo e a sua mobilidade”, acrescenta o especialista.
Além disso, quando você treina em casa, evita os efeitos emocionais do isolamento que têm relação direta na fisiologia do corpo humano. “Já é de conhecimento que a atividade física ajuda a diminuir os efeitos da depressão”, afirma Carnevali.
Cuidados na hora treinar em casa
Qualquer pessoa pode treinar em casa, desde que respeite os limites do seu corpo e as suas restrições. Uma dica de Carnevali é prestar atenção na sua percepção de esforço. Em uma escala de 0 a 10, iniciantes devem ficar entre 4 e 5, pessoas que já praticam atividade física entre 6 e 7 e aqueles que já treinam há mais tempo não devem ultrapassar o nível 8.
Como treinar em casa
A Smart Fit disponibiliza para gratuitamente para todos os clientes o Smart Fit Go, uma aba dentro do Smart Fit App cheia de treinos pensados para quem quer treinar em casa. Além disso, mesmo quem não é cliente pode acompanhar nosso canal no YouTube e perfil no TikTok. Assim como o Smart Fit News, eles são cheios de dicas de treino para você não precisar ficar parado!
Qual o melhor horário para treinar em casa?
Quando pensando no funcionamento do organismo, por questões hormonais, segundo Carnevali, o melhor momento para treinar é o período da manhã. No entanto, o mais indicado quando se começa a treinar em casa, é manter a sua rotina o mais próxima possível de como ela costumava ser. Então, se você treinava à noite, continue treinando em casa à noite, se usava o horário do almoço para dar uma escapadinha pra academia, continue se exercitando nesse horário.
Antes e depois do treino
Independentemente do local em que vai se exercitar, coma alguma coisa antes do treino que decidir realizar. Consumir alimentos de fácil digestão cerca de 20 a 30 minutos antes do treino é a sugestão de Carnevali. “Em geral, as frutas e os alimentos integrais são boas opções”, sugere o educador.
Antes da aula, aqueça o corpo para trabalhar as articulações, melhorar o seu fluxo sanguíneo e aumentar a sua frequência cardíaca. Alguns minutos de corrida no lugar, polichinelo e agachamento podem ajudar com isso.
Depois do exercício, faça um pouco de alongamento.
“O alongamento serve para realinhar as fibras musculares e permitir uma regeneração saudável para que você sinta os ganhos do seu treino”, explica Carnevali.
Pronto, agora é encher a sua garrafinha de água, arrumar um espacinho em casa e começar. Vamos?