Como voltar a treinar depois de um período parado?
Ficou um tempo sem suar a camisa e agora está difícil retomar o ritmo?
21/04/2023 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Thais Szego
Quando passamos um tempo sem treinar acabamos entrando no chamado destreinamento. “Trata-se da perda parcial ou completa das adaptações induzidas pela atividade física em resposta a um estímulo de treinamento insuficiente ou nulo”, explica Bruno dos Santos Silva, gerente técnico da Smart Fit.
Isso inclui perda de força, de flexibilidade e de resistência, o que fica ainda mais intenso após quatro semanas sem trabalho. Isso tudo sem falar na perda do hábito de treinar regularmente. Mas, algumas recomendações podem ser muito úteis nesse caso. Confira a seguir:
1 – Não comece se baseando na intensidade com a qual estava acostumado antes
É preciso pegar mais leve no início e ir aumentando aos poucos para que consiga manter a regularidade e não coloque sua segurança em risco.
2 – A carga também deve ser reduzida nas primeiras séries
Do contrário, você corre o risco de sofrer uma lesão. Vá aumentando aos poucos, novamente.
3 – Encontre prazer em uma modalidade
“Busque atividades que goste de realizar, assim, a probabilidade de readaptação, de assiduidade, de frequência e de constância aumentam bastante”, lembra Bruno.
4 – Treinar com companhia é muito melhor
Fazer as aulas em grupo ou levar um amigo para a academia são boas formas de aumentar a motivação.
5 – O acompanhamento de profissionais também é muito bem-vindo
Desde o momento da prescrição do treinamento, da avaliação física e do acompanhamento médico e nutricional, ter um profissional por perto faz toda a diferença, tanto para garantir a segurança do praticante, quanto para a entrega de resultados e objetivos alcançados. Isto estimula a frequência e continuidade da prática, já que é possível perceber a evolução com o passar do tempo.
Este artigo foi útil para você?
Leia também: