Exercícios anaeróbicos: o que são e benefícios para o corpo
Veja exemplos de movimentos para você fazer em casa
07/05/2024 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Você provavelmente já passou por um treino anaeróbico em algum momento da sua vida, mesmo que não entenda o que esse termo significa. E isso é ótimo, já que eles levam a benefícios como queima de gordura e diminuição do risco de diversas doenças.
A seguir, nosso time de educadores físicos do Smart Fit Coach (app de personal trainning online) explica tudo que você precisa saber sobre os exercícios anaeróbicos.
O que são exercícios anaeróbicos?
Basicamente, é qualquer atividade que decompõe a glicose em energia sem usar o oxigênio. Geralmente, essas atividades são de curta duração e alta intensidade.
A ideia é liberar muita energia em um pequeno período de tempo, de modo que a quantidade de oxigênio que você precisa supere o suprimento de oxigênio no sangue, fazendo com a glicose seja imediatamente acionada.
Exercícios e movimentos que requerem pequenas rajadas de energia intensa (pense em tiros de corrida) são exemplos de exercícios anaeróbicos.
Qual a diferença entre exercício aeróbico e anaeróbico?
O exercício aeróbico produz energia utilizando um fornecimento contínuo de oxigênio para sustentar a atividade, sem a necessidade de energia adicional de outra fonte. Mas o exercício anaeróbico faz com que o seu corpo exija mais energia do que o seu sistema aeróbico pode produzir.
Exercícios de ritmo mais lento, como corrida constante ou ciclismo, são exemplos de exercícios aeróbicos. Treinos em ritmo acelerado, como tiros de corrida, treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e pular corda adotam a abordagem mais intensa do exercício anaeróbico.
Uma maneira fácil de lembrar a diferença é pensar que o termo “aeróbico” significa “com oxigênio”, enquanto “anaeróbico” significa “sem oxigênio”.
A dor pós treino e o exercício anaeróbico
Sabe aquela dorzinha depois de fazer um levantamento na musculação com o qual você não está acostumado? Ele acontece porque você fez um exercício anaeróbico.
A glicólise (processo anaeróbico de alimentar a energia com glicose) também produz ácido láctico, razão pela qual seus músculos ficam tão cansados após a explosão de energia.
Benefícios das atividades anaeróbicas
Aumenta a resistência e densidade óssea
A atividade anaeróbica pode aumentar a força e a densidade dos ossos. Isso também pode diminuir o risco de osteoporose.
Promove a queima de gordura
Um estudo que examinou os efeitos do treinamento de alta intensidade descobriu que o efeito do exercício aeróbico regular sobre a gordura corporal é pequeno, mas o treinamento HIIT pode resultar em reduções na gordura corporal do estômago.
Aumenta a velocidade
Um estudo realizado com jogadores de beisebol descobriu que os que realizaram oito tiros de corrida de 20 a 30 segundos, três dias por semana, viram sua potência aumentar em média 15% ao longo da temporada.
Acelera o metabolismo
O exercício anaeróbico ajuda a aumentar o metabolismo à medida que constrói e mantém a massa muscular magra. Quanto mais massa muscular magra você tiver, mais calorias queimará durante a próxima sessão de suor. Acredita-se também que exercícios de alta intensidade aumentam a queima de calorias pós-treino.
Aumenta o limiar láctico
Ao treinar regularmente acima do seu limiar anaeróbico, o corpo pode aumentar sua capacidade de lidar com o ácido láctico, o que aumenta o seu limiar láctico, ou o ponto em que você sente fadiga.
Combate a depressão
Precisa de um estímulo? Estudos mostram que o exercício anaeróbico, como o treinamento de força, pode melhorar o seu humor e até mesmo combater a depressão.
Reduz o risco de doenças
Os ganhos de força e densidade óssea obtidos pelo treinamento anaeróbico de alta intensidade podem reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas.
Protege as articulações
Ao aumentar a força e a massa muscular, as suas articulações ficarão mais protegidas, o que significa que você terá maior proteção contra lesões.
10 exercícios anaeróbicos
- Levantamento de peso (musculação)
- Pular corda
- Tiros de corrida
- Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT)
- Natação
- Remada na máquina
Além de exercícios calistênicos como:
- Agachamento com salto
- Pulo na caixa
- Burpees
- Polichinelos
Que tal começar agora um treino com exercícios anaeróbicos? Vem conhecer o Smart Fit Coach e deixe que um especialista nos seus objetivos faça um programa de exercícios exclusivo para você!