Exercícios aeróbicos: por onde devo começar a fazer?
Uma dica importante: é uma boa pegar um pouco mais leve no início
14/06/2023 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Thais Szego
O primeiro passo para quem quer iniciar exercícios aeróbicos é saber das suas limitações físicas, se pode fazer algo com impacto, por exemplo, para realizá-lo com segurança. Além disso, o ideal é escolher uma modalidade com a qual já tenha tido algum contato, caminhar ou andar de bicicleta, por exemplo, já que o seu corpo já está acostumado com esse tipo de estímulo e a pessoa já sabe como reage a ele.
Incluir os exercícios aeróbicos em seu treino é necessário, mas faça no seu tempo
É importante pegar leve no começo. O mais indicado é fazer exercícios com intensidade leve ou moderada até desenvolver mais capacidade cardiorrespiratória. “Quem está sedentário há muito tempo, deve esperar entre 2 e 3 meses para aumentar o ritmo. Já quem está voltando após uma pausa pequena, pode fazer essa transição após 1 mês”, orienta Gisele Santos, professora do Smart Fit Coach.
Conforme for percebendo que está evoluindo e não tiver restrições físicas, já é possível passar para modalidades que exigem mais do corpo, como um trote ou uma corrida.
Em relação ao tempo, a OMS (Organização Mundial de Saúde) indica de 150 a 300 minutos por semana desse tipo de exercício. “Os principiantes podem dividir o tempo mínimo ao longo da semana, fazendo 50 minutos em três dias, por exemplo, e ir aumentando até chegar ao máximo”, sugere Gisele.
Quando pensamos em praticar exercícios aeróbicos, é importante entender que nem todo mundo tem o mesmo limite
Para não ir além do que seu organismo aguenta logo de cara e não correr o risco de se sentir mal ou ter uma lesão: vale a pena conversar com um educador físico para que ele ajude nessas evoluções e oriente de maneira personalizada o treino certo para que você tenha os melhores resultados possíveis no início e a evolução no tempo certo.
Este artigo foi útil para você?
Leia também: