Por dentro das Olimpíadas 2024: Ginástica
Talvez o esporte mais popular das Olimpíadas, a Ginástica possui diferentes modalidades
08/06/2024 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Larissa Serpa
A ginástica traz grandes benefícios para o corpo e a mente. E não estamos falando de ginástica como sinônimo de treino, mas como uma modalidade regulada e presente até mesmo nos Jogos Olímpicos.
Esse esporte é uma ótima maneira de manter a forma, desenvolver o foco mental e até mesmo combater uma ampla gama de doenças.
Continue lendo para aprender sobre os principais benefícios da ginástica para a saúde, sua história e as modalidades nas Olimpíadas.
História da ginástica
A ginástica começou com civilizações antigas fazendo exercícios de força e acrobáticos. A palavra ginástica vem das palavras gregas “gymnos” e “gymnazo” que significam exercitar-se nu.
Johann Christoph Friedrich Gutsmuths, professor e educador alemão, é considerado o bisavô da ginástica. Em 1793 publicou um livro que mais tarde foi traduzido como “Ginástica para Jovens: ou um Guia Prático de Exercícios Saudáveis e Divertidos para uso nas Escolas”.
Um colega alemão, Friedrich Ludwig Jahn, é conhecido como o pai da ginástica. Ele abriu o primeiro Turnplatz, ou ginásio ao ar livre em 1811. Barras paralelas, argolas e barra alta eram praticadas neste ginásio.
Em 1881, a ginástica tornou-se um “esporte organizado” quando foi formado o Bureau da Federação Europeia de Ginástica, que mais tarde se tornaria a Federação Internacional de Ginástica.
Benefícios da ginástica
1. Aumenta sua flexibilidade
Ao praticar ginástica, você condiciona seus músculos para serem mais flexíveis. Isso não apenas pode beneficiá-lo enquanto você faz ginástica, mas também o deixa flexível para que possa ajudar a reduzir o risco de lesões futuras. Também lhe dá mais controle sobre seu corpo durante suas rotinas.
2. Melhora a saúde óssea
Os exercícios com levantamento de peso do corpo beneficiam os ossos porque os ajudam a manter a forma e evitam a fragilidade.
3. Aumenta a força
À medida que você segue suas rotinas, obviamente estará tonificando e construindo músculos. Como você precisa usar muito os músculos ao fazer ginástica, o esporte certamente o deixará mais forte.
4. Ajuda a prevenir doenças
Como a ginástica ajuda a promover um corpo saudável, adicioná-la à sua rotina pode ajudar a prevenir uma série de doenças, como condições metabólicas como o diabetes. Uma rotina regular e consistente é a melhor forma de colher os frutos que a ginástica tem a oferecer.
5. Desenvolve disciplina pessoal
Por natureza, uma atividade como a ginástica exige muita autodisciplina porque nem sempre é uma tarefa fácil. Você terá que ser diligente ao chegar às aulas, praticar de forma consistente e, às vezes, perseverar em meio à frustração ou ao desconforto.
6. Desenvolve maior coordenação
A ginástica requer uma certa coordenação para ajudá-lo a realizar os movimentos de maneira adequada e sem risco de lesões. Ao continuar com a ginástica, você provavelmente notará que sua coordenação natural melhora à medida que você aprende novas habilidades e técnicas.
Ginástica nas olimpíadas
A ginástica foi incluída nos primeiros Jogos Olímpicos “modernos” em 1896. Nessa época, as provas de ginástica eram diferentes do que são hoje. Na verdade, incluíram alguns eventos que atualmente fazem parte do Atletismo.
As mulheres não foram autorizadas a competir em eventos de ginástica olímpica até a década de 1920.
Nos Jogos Olímpicos de 1956, as provas de ginástica masculina e feminina tornaram-se parecidas com o que hoje conhecemos como Ginástica Artística. As mulheres competiram nas quatro provas: Salto, Barras Desiguais, Trave de Equilíbrio e Exercício de Solo. Os homens também competiram nas provas que temos hoje: Exercício de Solo, Barras Paralelas, Barra Horizontal, Cavalo com Alças, Argolas e Salto.
Modalidades da ginástica
Ginástica artística: Salto
Nas provas de salto, os ginastas correm por uma pista de 25 metros, para decolar em uma prancha de salto, pousar momentaneamente invertidos nas mãos do cavalo de salto ou mesa de salto e, em seguida, impulsionam-se para frente ou para trás dessa plataforma para uma aterrissagem com os dois pés.
Ginástica artística: Barras assimétricas
Nas barras assimétricas, a ginasta realiza uma rotina cronometrada em duas barras horizontais paralelas colocadas em alturas diferentes.
Ginástica artística: Trave de equilíbrio
O ginasta realiza uma rotina coreografada de até 90 segundos de duração que consiste em saltos, acrobacias, cambalhotas, giros e elementos de dança em uma trave acolchoada de 125 centímetros.
Ginástica artística: Solo
Os ginastas realizam uma rotina coreografada por até 90 segundos de saltos no evento de exercícios de solo. Dependendo do nível, a ginasta pode escolher sua própria rotina; no entanto, alguns níveis têm rotinas obrigatórias.
Ginástica artística: Cavalo com alças
Um exercício típico de cavalo com alças envolve trabalho com uma perna e com duas pernas. As habilidades de uma perna geralmente são encontradas na forma de tesouras, um elemento frequentemente feito nos punhos. O trabalho de pernas duplas, no entanto, é o principal elemento deste evento. A ginasta balança ambas as pernas em movimentos circulares e executa essas habilidades em todas as partes do aparelho.
Ginástica artística: argolas fixas
Os anéis são suspensos em um cabo de aço em um ponto a 5,75 metros do chão. Os ginastas devem realizar uma rotina demonstrando equilíbrio, força, potência e movimento dinâmico, evitando que os próprios anéis balancem.
Ginástica artística: Barra horizontal
Uma barra de aço ou fibra de vidro com 2,8 cm de espessura elevada 2,5 m acima da área de aterrissagem é tudo o que o ginasta precisa segurar enquanto executa balanços, torções e mudanças de direção.
Ginástica rítmica
Apenas as mulheres competem na ginástica rítmica. É um esporte que combina elementos de balé, ginástica, dança e manipulação de aparelhos. O esporte envolve a realização de cinco rotinas distintas com a utilização de cinco aparelhos (bola, fita, arco, tacos, corda) em uma área do chão, com uma ênfase muito maior na estética do que na acrobática.
Trampolim
O trampolim e o tumbling consistem em quatro eventos: trampolim individual e sincronizado, minitrampolim duplo e tumbling (também conhecido como power tumbling ou rod floor).
As rotinas envolvem uma fase de construção durante a qual a ginasta salta repetidamente para atingir a altura, seguida por uma sequência de dez saltos sem pausa durante a qual a ginasta executa uma sequência de habilidades aéreas.
Ginástica acrobática
A ginástica acrobática é uma disciplina de ginástica em grupo para homens e mulheres. Acrobatas em grupos de dois, três e quatro realizam rotinas segurando o parceiro pelas cabeças, mãos e pés. Eles podem, sujeito a regulamentos (por exemplo, sem letras), escolher a sua própria música.
Ginástica aeróbica
Envolve a realização de rotinas por indivíduos, duplas, trios, grupos com 5 pessoas de dança aeróbica e step aeróbico. Força, flexibilidade e aptidão aeróbica, em vez de habilidades acrobáticas ou de equilíbrio, são enfatizadas.
Quando assistir
As competições de ginástica nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris começam no sábado, dia 27 de julho e vão até dia 10 de agosto, com competições de modalidades diferentes todos os dias.
Os eventos de ginástica artística (27 de julho a 5 de agosto) e de trampolim (2 de agosto) ocorrerão na Bercy Arena, com os eventos rítmicos sendo realizados na Porte de La Chapelle Arena de 8 a 10 de agosto.