HIT: o que é e quais são seus benefícios?
A modalidade de treino é eficiente para queimar gordura e aumentar a força e o condicionamento
03/11/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Mirela Mazzola
Do termo em inglês High In tensity Training, o HIT, ou Treinamento de Alta Intensidade, é uma modalidade conhecida pelas séries de musculação executadas com pouco descanso entre elas, a fim de aumentar a intensidade do treino. “Uma boa sequência de HIT é definida pela pausa breve entre as séries – cerca de 10 a 15 segundos –, com execuções corretas até a ‘falha’, ou seja, até não conseguir completar as repetições sem prejudicar a postura“, explica Valter Pessoa Grimaldi, professor do Smart Fit Coach. Essa exaustão leva a um estresse metabólico suficiente para acelerar a queima de gordura.
E os benefícios não são poucos: além da aceleração do metabolismo, Valter enumera o aumento da força e a melhora do condicionamento físico. A modalidade ainda é capaz de melhorar a capacidade respiratória preservando a massa muscular.
O HIT também é conhecido por ser bastante dinâmico e com variações de intensidade, pois trabalha aumento e diminuição de velocidade quase sem descanso. Mas será que qualquer pessoa pode praticar? “Por conta da intensidade alta, o ideal é que o aluno já tenha alguma prática de musculação”, diz o professor.
HIT x HIIT
Os nomes podem até ser parecidos, mas existem diferenças entre o HIT e o HIIT (o treino intervalado de alta intensidade, do inglês High Intensity Interval Training). Enquanto o HIT trabalha os músculos até a exaustão com intervalos curtos entre as séries, o HIIT é executado em blocos, geralmente com exercícios aeróbicos, e descanso ativo ou passivo, ou seja, a pausa entre as séries pode incluir atividade. As sequências de HIIT duram cerca de 30 minutos com repetições de, por exemplo, agachamentos com salto, flexão de braço, escalador, skipping alto e polichinelo.
Entre os benefícios dessa modalidade estão o aumento do potencial de queima de gordura, o fortalecimento dos músculos do coração e a regulação dos níveis de açúcar no sangue. Associar o HIT ao HIIT pode ajudar a preservar a massa muscular e a garantir que a perda de peso venha diretamente da queima de gordura – mas, antes de escolher entre um e outro ou executar ambos, consulte o profissional de educação sobre a melhor forma de começar.
Este artigo foi útil para você?
Leia também: