Homens não devem pular o treino de pernas
Ninguém quer ser o famoso "frango" de academia, não é mesmo?
28/11/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Thais Szego
Tem muito homem por aí que torce o nariz na hora de exercitar a parte inferior do corpo, mas isso é um erro! Todo mundo tem seu treino preferido e a gente entende… só que o treino de pernas é complementar aos demais e todo mundo precisa deles – inclusive os homens.
Conheça aqui no Smart Fit News, seis itens que provam isso:
1 – Caloria & Metabolismo
Como é nas pernas que estão os maiores músculos do corpo, colocá-las para se mexer aumenta bastante o gasto calórico e acelera o metabolismo, inclusive após o treino, ajudando quem quer perder gordura.
2 – Superior precisa de inferior
Aqueles que só focam nas séries superiores tendem a ter menos equilíbrio e sua silhueta fica menos simétrica, o que em longo prazo pode sobrecarregar a parte mais fraca, ou seja, as pernas, levando a danos nesses membros.
3 – Sustentação
Treinar a parte inferior do corpo também influencia na coluna, já que músculos localizados nessa região, como os quadríceps e os glúteos, dão sustentação a ela. Por isso, quem não investe nas séries de pernas tende a ter uma postura ruim, o que pode desencadear dores nas costas.
4 – Testosterona, pra que te quero?
“Esses exercícios também aumentam os níveis de testosterona, substância importantíssima para o ganho de massa muscular”, conta Valter Pessoa Grimaldi, do Smart Fit Coach. Por isso, as séries para as pernas também ajudam a melhorar o resultado do treino focado na parte superior do corpo.
5 – Evite lesões
Valter lembra também que não reforçar a musculatura das pernas aumenta a chance de acontecer lesões em articulações desses membros, nos joelhos, por exemplo.
6 – Facilidade de movimento
As pernas são essenciais para atividades básicas do dia a dia, como andar, sentar ou subir escadas. Por isso, se elas forem reforçadas nos treinos, toda a movimentação do cotidiano fica mais fácil.
E aí, se convenceu?
No app da Smart Fit você pode treinar pernas até em casa, sabia? E nem precisa ser aluno! É só baixar o aplicativo e checar a sessão do Smart Fit Go: lá você tem acesso a videoaulas criadas e executadas por profissionais para dar aquela forcinha até nos treinos que você pode não gostar de fazer taaaanto assim.
Este artigo foi útil para você?
Leia também: