Na vida, ir à academia ajuda manter a disciplina
Além de ganhar saúde e autoestima, quem leva os treinos a sério lida melhor com as obrigações do dia a dia
04/04/2023 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Thais Szego
É qualidade de vida que você deseja? Saiba que vencer o chamado do sofá, vestir o tênis e treinar com frequência definitivamente não é fácil. Mas, quando começamos a ver as mudanças no corpo, os resultados dos exames todos conforme o recomendado pelos médicos e nossa disposição fica nas alturas, chegamos à conclusão de que vale muito a pena adicionar o exercício à rotina.
Muita gente não se dá conta de que os benefícios de pegar firme nos treinos vão além e ainda nos ajudam a enfrentar melhor as atividades do cotidiano que necessitam de constância. “Isso acontece porque o conceito do treinamento baseia-se em uma série de exercícios físicos realizado de forma organizada, com objetivos definidos de curto, médio e longo prazo, estruturados racionalmente e passíveis de avaliações e reavaliações objetivas, entregando benefícios fisiológicos, metabólicos, físicos, estéticos, psicológicos, entre outros”, explica Bruno Santos, do Smart Fit Coach.
Se exercitar é muito mais que manter o corpo ativo, é ter qualidade de vida
Santos lembra ainda que as atividades físicas estimulam a liberação de endorfina, serotonina e dopamina, hormônios com ação analgésica que promovem sensação de bem-estar físico e mental e que quando são realizadas regularmente, os treinos ajudam a aumentar o relaxamento, melhoram a sensação de prazer, o humor, a autoconfiança e a autoestima, o que promove melhor qualidade de vida e nos possibilita agir melhor em diversas situações. “Os exercícios também favorecem o equilíbrio dos hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, e aumentam a liberação e a sensibilidade de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina, responsáveis por regular o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco e a memória”, complementa. E tudo isso tem influência direta em como lidamos com os nossos compromissos.
Todos esses fatores nos levam a ter mais constância, foco, melhoram a atenção e a concentração e promovem a disciplina e a determinação. “Ou seja, quando nos exercitamos com regularidade acontecem diversos aspectos fisiológicos que possibilitam ao indivíduo ter a mesma produtividade em outros segmentos de sua vida, englobando os aspectos profissionais e pessoais”, complementa.
Este artigo foi útil para você?
Leia também: