O que é hipertrofia muscular? Saiba tudo sobre o ganho de massa!
Pensando em ganhar massa muscular?
24/05/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Luiz Carlos Carnevali
Seu objetivo é aumentar a sua musculatura? Então, certamente você sabe que a hipertrofia muscular pode ser a sua nova melhor amiga. Mas, você direitinho como ela funciona? O Smart Fit News separou algumas informações que são a base para quem quer apostar neste treino e entender de uma vez o que é hipertrofia muscular e, claro, também ficar bem longe de possíveis lesões!
O que é hipertrofia muscular?
Chamamos de hipertrofia muscular quando os nossos músculos aumentam de tamanho e volume por conta de uma sobrecarga. Isto é, a hipertrofia nada mais é do que uma resposta fisiológica do nosso organismo ao quanto exigimos dele no momento. “A gente não consegue multiplicar as células musculares, mas a gente consegue aumentar o tamanho dessa célula”, explica Guilherme Micheski, gerente de departamento técnico da Smart Fit.
Como funciona a hipertrofia?
Se a ideia aqui é colocar os nossos músculos em movimento e aguardar as reações dele, nada de ficar na zona de conforto! Isso mesmo, o objetivo da hipertrofia é sempre gerar uma adaptação na qual seu corpo se recupera e está pronto para ser melhor do que era antes.
Afinal, para que serve a hipertrofia muscular?
Se você precisa de motivação, a gente tem os argumentos perfeitos: massa muscular traz diversos benefícios para nossa saúde, só de ter a quantidade adequada para o seu biotipo corporal, já é de grande importância para o funcionamento adequado do nosso organismo.
Outros benefício são:
- Aumento da imunidade;
- Diminui o risco de lesões;
- Promove maior disposição para as atividades diárias;
- Proporciona um envelhecimento com maior qualidade de vida;
- Aumento do metabolismo.
Para que se tenha todos os benefícios, o aumento da massa muscular deve estar alinhado com a alimentação, treino e até mesmo a suplementação caso seja necessário.
Quais são os principais exercícios para a hipertrofia?
“O exercício para hipertrofia é uma adaptação do corpo em relação àquela atividade”, lembra Guilherme. Então, para colocar seu corpo para trabalhar, entram em cena os exercícios resistidos, que são aqueles que aumentam a força dos músculos com o levantamento de peso ou usando faixas elásticas.
Além deles, se o seu objetivo é a hipertrofia muscular, seus treinos também devem estar recheados de exercícios multiarticulares, como o agachamento, a remada, supino, entre outros, pois são capazes de fazer sua sequência ser mais rápida e mais intensa.
Como garantir a hipertrofia?
Agora que você já sabe como os exercícios impactam a hipertrofia, vamos falar sobre como garantir que você realmente esteja progredindo! A chave está em manter a consistência e seguir alguns princípios básicos:
Progressão de Carga
- Aumento de carga: Aumentar gradualmente o peso, as repetições ou a dificuldade dos exercícios é essencial para desafiar os seus músculos e estimular o crescimento;
- Descanso: O descanso é tão importante quanto o treino! É durante o descanso que seus músculos se recuperam e ficam mais fortes;
- Nutrição: Uma dieta rica em proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis é fundamental para fornecer os nutrientes que seus músculos precisam para crescer;
- Hidratação: Beba bastante água para manter o corpo funcionando perfeitamente e auxiliar na recuperação muscular;
- Sono: Dormir bem é essencial para a recuperação muscular e para a produção de hormônios que estimulam o crescimento;
- Consistência: O segredo para a hipertrofia é a constância! Mantenha uma rotina de treinos e alimentação saudável para alcançar seus objetivos.
A hipertrofia é um processo gradual, então seja paciente e persistente. Com dedicação, você vai ver a diferença nos seus músculos!
A alimentação influencia na hipertrofia muscular?
Não só influencia: alimentação é um dos principais pilares na hora de alcançar nossos objetivos na academia. Com a hipertrofia muscular não é diferente. Inclusive, é ainda mais importante seguir um regime alimentar adequado, que forneça a quantidade ideal de proteínas, carboidratos e gorduras para o seu corpo não só se recuperar, mas estar preparado para o próximo treino, que promete exigir bastante dos músculos.
Qual a porcentagem ideal de massa muscular?
Para saber a quantidade ideal de massa magra de acordo com o seu biotipo corporal e gênero, você deve procurar um nutricionista.
Vale ressaltar que, com o aumento da idade, é normal que os índices de massa muscular comecem a baixar.
Quando os níveis de massa muscular abaixam, a porcentagem dos valores ideais também podem diminuir de acordo com os parâmetros de referência.
Isso ocorre devido ao fenômeno da sarcopenia. Ela é caracterizada pela redução de força e massa muscular no nosso corpo.
Como saber a quantidade da sua massa muscular?
Para saber o seu percentual de massa muscular, o ideal é realizar exames antropométricos. A bioimpedância, por exemplo, é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo que você tem.
Agora que você já sabe o que é hipertrofia muscular, bora para os treinos! E já aproveita para conversar com um profissional do Smart Fit Nutri, o app de nutrição da Smart Fit que oferece um atendimento nutricional completo, onde você pode realizar uma consulta pelo aplicativo e agendar o exame de análise corporal de bioimpedância em alguma Smart Fit.