8 momentos em que você pode — e deve — pular o treino
É normal e até aconselhável dar umas derrapadas no processo, mas é importante continuar mesmo depois de pular o treino
11/04/2022 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Larissa Serpa
Pode confessar: pelo menos uma vez por semana você pensa em pular o treino mas “engole o choro” e vai para a academia mesmo assim. E você está certíssimo de fazer isso! “A consistência nos treinos é a base principal para conseguir resultados não só no físico, mas também no emocional, já que você vai ter a regulação de hormônios que vai fazer você se sentir melhor consigo mesmo”, explica o professor do departamento técnico da Smart Fit, Guilherme Micheski.
É claro que tem alguns dias que a derrapada vai vir, e isso é normal. Mas, em vez de deixar para elas acontecerem nos dias em que você apenas está com preguiça, guarde esses “passe-livres” para os dias em que o treino realmente não vai render — e pode até causar lesões — devido aos fatores que listamos abaixo.
DÁ PARA PULAR O TREINO SE…
1. Você está privado de sono
Mesmo que o exercício possa lhe dar um impulso quando você está se sentindo com pouca energia, obter as horas adequadas de sono é uma parte extremamente importante de uma rotina de exercícios.
Em um estudo com atletas, um sono mais longo demonstrou melhorar significativamente a velocidade, a precisão, os tempos de reação e o bem-estar mental. Ao contrário, quando você não dorme bem, você tem um baixo desempenho nos exercícios físicos.
Além disso, treinar quando você dormiu menos de cinco horas pode reduzir as habilidades motoras e aumentar o risco de lesões.
2. Você está com muita dor
Se um músculo está dolorido no nível de três a cinco em uma escala de 1 a 10, então isso provavelmente é uma dor pós-treino normal e o exercício pode até mesmo ajudá-lo a se recuperar, aumentando a circulação e acelerando a cicatrização.
Mas, se a dor chega a seis ou mais, se exercitar mais pode colocar estresse no tecido e impedi-lo de se curar adequadamente. Não apenas você corre o risco de mais lesões, mas também pode ferir outros músculos ou articulações à medida que seu corpo tenta compensar.
3. Você está doente
Se você está lidando com uma doença (mesmo que seja “só” uma gripe), você quer que seu corpo coloque a energia para melhorar, não para lidar com o estresse do exercício.
Além disso, você não quer espalhar seus germes na academia, certo? Ouça seu corpo e respeite-o.
4. Você está muito queimado de sol
Se você vai treinar mesmo vermelho com queimaduras solares extremas, você corre um risco de desequilíbrio de eletrólitos e gestão de fluidos corporais e superaquecimento, já que seu corpo vai se aquecer e piorar os efeitos da queimadura.
Portanto, fique em casa por cerca de 48 horas até que o pior passe. Para acelerar a recuperação, a dermatologista Adriana Cairo indica hidratar a pele com produtos com uréia.
TROQUE O TREINO INTENSO POR UMA ATIVIDADE LEVE SE…
5. Você está se sentindo um pouco mal
Você deve pular o treino se estiver completamente doente, como falamos, mas se você só está um pouco indisposto, é aconselhável manter a rotina com alguns exercícios leves — em casa ou em uma rua com poucas pessoas, para não contaminar ninguém caso seja mesmo uma doença.
Exercícios leves (como uma caminhada moderada ou yoga) são melhores pois muita intensidade pode prejudicar seu sistema imunológico nesse momento.
6. Você tem uma nova tatuagem
Se a tatuagem é fresca — de até 2 dias —, você pode pular o treino para evitar contaminação, já que se trata de uma ferida aberta. Se já está fechada, embora o suor em si não atrapalhe o processo de cicatrização, você deve ter cuidado para não danificá-la com o atrito de exercícios rigorosos. Por isso, opte pelos mais leves e controlados.
7. Você fez um treino de alta intensidade ontem
É tentador pular a academia por completo, já que parece que o de hoje já foi pago ontem, não é? Mas o ideal é intercalar com uma sessão de baixa intensidade, como uma caminhada na esteira, assim você mantém o seu corpo no caminho certo mas sem sobrecarregá-lo.
8. Você está de ressaca
Muitos já passamos por isso. E, embora o movimento aumente a circulação sanguínea, o que pode fazer você se sentir melhor, é mais indicado focar em exercícios leves, já que suas habilidades motoras estão temporariamente afetadas e isso pode aumentar o risco de lesões. Uma longa caminhada ou uma corrida leve é bom no dia seguinte a uma boa noite com os amigos.