Remada curvada: como fazer e conheça os benefícios
Quer trabalhar a região das costas e ao mesmo tempo melhorar a postura? Esse exercício é pra você!
15/09/2021 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Um corpo forte e tonificado pela musculação não depende apenas de exercícios nas pernas, braços e abdômen, certo? É superimportante trabalhar a região dorsal (das costas), com benefícios que vão muito além do ganho de massa muscular. A ativação das escápulas (parte de cima das costas, que ajuda a estabilizar e a movimentar os ombros), o fortalecimento da coluna e uma consequente melhora da postura são os principais.
A remada curvada é um aliado e tanto na busca desses objetivos. Existem três variações: fechada, aberta (ou pronada), que trabalha a região posterior dos ombros, e a supinada, que ativa os bíceps. A seguir, Amanda Galindo, personal trainer e professora da Smart Fit, ensina a fazer o exercício. Bora aprender!
Como fazer remada curvada
1. Mantenha os pés afastados, paralelos aos ombros, e os joelhos levemente flexionados. O pescoço fica sempre alinhado à coluna, que deve permanecer reta.
2. Contraia o abdômen, abra o peito e encaixe os ombros para trás.
3. A posição dos cotovelos vai depender da orientação do exercício: na remada curvada fechada e na supinada, eles ficam mais próximos ao tronco; enquanto na aberta, eles se afastam formando um arco conforme você levanta o peso. Nos três casos, mantenha-os semiflexionados.
4. Segure no centro dos halteres. Se preferir usar a barra, posicione as mãos com distância igual à largura dos ombros.
5. Atenção à pegada do peso: se a remada for fechada, a palma da mão fica voltada para as laterais do corpo; se for aberta, o dorso da mão fica voltado para frente. Na supinada, a palma da mão fica virada para cima.
6. Desça o tronco e faça movimentos de remada. Puxe os pesos atentando ao movimento das escápulas: é importante que a região “abra e feche” conforme você executa o exercício. Faça o número de repetições recomendado pelo profissional, de acordo com seu objetivo.
Barra ou halter?
Na hora de optar entre a barra e o halter, a expert explica: “Não existe diferença e você pode escolher o que se adapta melhor. Mas, em geral, à medida que você ganha força, a barra se torna a melhor opção”, diz Amanda. Ela atenta ainda ao erro mais comum na execução da remada curvada, o alinhamento incorreto da cervical, quadril e pescoço. “Eles devem estar em linha contínua para evitar lesões na lombar e sobrecarga nos ombros”, completa.
Assista ao passo a passo em vídeo
Dica extra!
Além dessas dicas, você também pode contar com o Smart Fit Coach, app que oferece um consultor online de treino, focado no seu objetivo e condicionamento físico, para mais resultados, dentro da sua rotina. Conheça!
Continue por aqui 🙂
- Vai começar a malhar? Tente este treino rápido de musculação para iniciantes
- Acessórios para turbinar o treino na academia ou em casa
- Exercícios (muito!) eficientes para fortalecer o abdômen