Repertório de treinos precisa variar?
Desmotivado para treinar? Pode ser porque seus treinos não sofrem alterações já há algum tempo. Saiba mais sobre a importância de variar seu repertório
13/05/2022 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Redação
Quando falamos em colocar o corpo em movimento, é importante que o seu repertório de treinos não caia na mesmice. Não variar os exercícios pode te desmotivar, provocar lesões e atrapalhar a sua jornada para atingir seu objetivo.
Mas afinal, o que é considerado um repertório de treinos?
Quando falamos em um repertório, nos referimos a um conjunto de alguma coisa. Neste caso, estamos falando de um conjunto de exercícios que são praticados por alguém que já os conhece e tem o hábito de praticá-los.
Existem diversas opções de exercícios e só cabe a você escolher e entrar em ação com aquele que dá “match” com você. O que não pode é cair na mesmice. Ficar muito tempo realizando o mesmo padrão de exercícios, sem uma mudança aqui e lá, deixa o seu treino repetitivo demais. E é justamente isso que você não quer, afinal, essa repetição é uma fórmula certa para te desmotivar ou até te machucar. Por isso é muito importante contar com a ajuda de um profissional adequado para te ajudar a planejar variações.
Por que preciso ter o repertório de treinos perfeito para mim?
Vamos lá, existem vários tipos de exercícios para usar e abusar na hora de realizar os treinos. Mas as pessoas são muito diferentes umas das outras, né? Cada um possui as suas particularidades e isso vai influenciar na hora de praticar. Isto é, cada um possui as suas desenvolturas, seu próprio condicionamento físico e uma evolução física diária que muda de acordo com o próprio organismo. Por conta disso, é interessante possuir um repertório de treinos que tenha sido pensado especialmente para você. Mas, primeiro, é preciso entender quais são as suas necessidades e depois mirar no alvo! O seu repertório de treinos, quando bem planejado por um profissional, te ajuda a alcançar as metas e os objetivos que você escolheu. “Conseguimos fazer treinos divididos em semanas e em meses, para que ao final desse período, a pessoa consiga atingir o objetivo desejado”, explica Gisele Santos, professora da Smart Fit.
Quem pode me ajudar a estabelecer meu repertório de treinos?
Na hora de realizar uma prática esportiva ou de atividades físicas, não se pode dar moleza! Não importa se o seu treino é bem pesado ou uma corrida leve ao ar livre. As atividades físicas exigem esforço das nossas articulações e musculatura. Por isso, na hora de escolher o repertório de treinos perfeito para você, o profissional de educação física leva em consideração todas as suas particularidades, propondo aquilo que está dentro do seu limite físico e que casa com os seus objetivos com a prática.
Profissionais treinados indicam como manter a postura adequada na hora da prática, assim como te orientam em relação à intensidade que os exercícios devem ser realizados. “Quando o aluno vem com um objetivo, é muito importante que ele fale tudo para o professor. Assim o profissional consegue fazer a periodização adequada”, comenta Gisele.
Como eu aumento meu repertório de treinos?
A sua memória muscular é sua melhor amiga quando falamos de um repertório de treinos, sendo uma das principais responsáveis pelo seu corpo saber exatamente como realizar tal movimento. Mas, existe um ponto de atenção! Quando praticamos a mesma atividade, repetidamente, sem mudanças de intensidade ou de variações, o nosso corpo entra na famosa zona de conforto. É como se ficasse fácil demais, sabe? Então, é muito importante variar o seu repertório e aprender novos movimentos. Assim, você e o seu corpo atuam fornecendo ainda mais informações para a sua memória muscular, que acaba por te ajudar a aumentar o repertório de treinos e, por que não, os seus objetivos? Mas, claro, tudo isso sendo feito com o apoio de um profissional adequado e que realmente entende do assunto. Não vai vacilar, viu?
Abaixo listamos algumas dicas para você aumentar o seu repertório de treinos:
Aposte no uso de acessórios
Não é por acaso que eles foram criados, né? Eles podem contribuir muito para a sua prática, ao colocá-los em cena já se pratica de uma forma diferente.
Pratique variações do exercício
Um mesmo exercício, muitas vezes, pode ser adaptado para cada pessoa. Além disso, temos as variações que servem para evoluir a prática, tipo um nível a mais, e com isso você amplia suas possibilidades.
Trabalhe em dupla!
Já pensou em contar com um parceiro na hora da sua prática? Os exercícios em dupla abrem um leque de possibilidades, como a possibilidade de ampliar variações e, muitas vezes, até aumentar a sua motivação.