Treino em dupla: exercícios para fazer com quem quiser
Chamar um parceiro para não só acompanhar mas participar do seu treino vai deixar a atividade mais dinâmica
12/06/2020 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Há quem adore fazer academia sozinho para aproveitar o momento e focar em si ou até ouvir suas músicas favoritas enquanto se exercita. Mas alguns preferem ter alguém ao lado para incentivar a prática. Mais do que uma companhia para apenas ir junto ao local, um treino em dupla vai deixar sua sessão de suor ainda mais divertida e dinâmica.
Benefícios do treino em dupla
“Praticar exercícios em dupla é uma forma dinâmica de trabalhar o corpo todo de maneira integrada e global, melhorando a força, resistência, habilidades motoras, cardiorrespiratório e mobilidades”, explica a personal trainer Cau Saad.
Isso além do trabalho psicológico, que está diretamente ligado aos aspectos motivacionais e de superação. Uma pesquisa da Indiana University, nos Estados Unidos, descobriu que casais que vão juntos à academia têm um taxa de desistência de 6,3%, enquanto os que treinam separados têm essa taxa por volta dos 43%. E isso não vale apenas para os casais: um outro estudo, publicado no periódico europeu Psychology of Sport and Exercise, descobriu que ver os hábitos de exercícios de pessoas que você conhece tem um impacto positivo no seu próprio comportamento.
Opção de treino em dupla
Felipe Costa, professor da SmartFit, montou um treino de corpo todo para fazer em dupla e tornar a prática mais divertida. Entre cada série dos sets abaixo, façam um descanso de 30 a 60 segundos, dependendo da sua disposição física.
Prancha alta com palma
Como fazer: Fiquem na posição de prancha com braços esticados e mãos alinhadas com os ombros, um de frente para o outro. Façam movimentos alternados com as mãos para bater um na palma do outro.
Séries: 3 x 30 segundos.
Abdominal remador com movimento lateral
Como fazer: Fiquem na posição da abdominal remador, com pernas esticadas e braços acima da cabeça. Deitem um de frente para o outro e mantenham os pés ao lado dos do parceiro. Contraiam o abdômen para levantar o tronco e abraçar os joelhos, trazendo-os até o peito. Ao deitar de volta, invertam a posição dos pés e continuem alternando.
Séries: 3 x 12 repetições.
Avanço diagonal
Como fazer: Fiquem de pé um de frente para o outro a uma distância de dois passos largos. Façam o avanço levando a perna direita para frente, de modo que seus joelhos fiquem lado a lado. Voltem e façam o mesmo com a perna esquerda.
Séries: 3 x 12 repetições.
Flexão com troca de lado
Como fazer: De frente um para o outro, façam a posição de flexão e terminem um movimento completo. Ao voltar à posição inicial, “andem” com as mãos para a direita e façam novamente o movimento. Retornem para a esquerda e vão alternando.
Séries: 3 x 10 repetições.
Burpee com palma
Como fazer: Um de frente para o outro, faça o movimento completo de burpee. No final de cada movimento, no lugar de dar um salto, batam as palmas das mãos e repitam o movimento.
Séries: 3 x 12 repetições.