Treino intervalado: qual a melhor forma de fazer na esteira?
Treino intervalado na esteira: Veja como é possível unir os benefícios da caminhada e da corrida em um só exercício
12/04/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
O treino intervalado é o tipo de exercício que possui diferentes períodos de esforço. Quando você opta por esta prática, vai contar com momentos de mais dedicação, mas também com momentos de descanso. Afinal, equilíbrio é tudo, né?
Esse tipo de treino é recomendado principalmente para os exercícios aeróbicos, como na esteira. Desse modo, você une os benefícios da corrida e da caminhada e eleva o gasto energético, além de melhorar as suas condições cardiorrespiratórias. Para te ajudar a realizar o treino intervalado na esteira de forma adequada depois dos dias de descanso, o Smart Fit News separou algumas dicas, confira!
Dicas para quem quer começar o treino intervalado
Evite lesões!
É muito importante saber onde você está pisando! Na hora de diminuir e, principalmente, aumentar o seu esforço, tome cuidado para não sair fora do eixo. Conheça o equipamento da sua academia e não exija mais do que o seu corpo pode dar conta no momento.
De acordo com a professora da Smart Fit Carolina Machado, é preciso saber absorver o impacto durante a corrida. “A sua perna tem que ser utilizada como uma espécie de mola, para isso: diminua o barulho que o seu pé faz ao tocar o chão, reduza o tempo de contato do seu pé com o solo (de forma gradual isso irá aumentar a sua velocidade e irá reduzir significativamente o risco de lesões durante a corrida) e por último não esqueça de elevar o seu joelho durante a corrida, essa é uma dica importante para aqueles que aterrissam com o pé muito distante do tronco”, explica a especialista.
O que não falta é opção!
Existem diversas formas de fazer o treino intervalado de esteira, sempre mudando o tempo e a frequência de cada um deles. Por isso, com a ajuda de um profissional, vá modificando ele conforme perceber que está dando conta (muito bem) do recado!
Escolha o look certo
Na hora de caminhar ou correr, é muito importante contar com os tênis adequados para essa prática e evitar possíveis lesões.
Atenção à respiração
Na prática da corrida ou caminhada, é preciso prestar atenção na respiração! Isso porque, este é um tipo de exercícios aeróbico, e quando o fazemos de forma intervalada, a respiração deve fluir conforme os períodos de esforço e descanso.
Segundo a professora, o ideal é não mudar o seu padrão de respiração. Ficar sem fôlego na corrida e achar que é porque não sabe respirar é um erro. É natural se sentir ofegante porque o nível de condicionamento ainda não está totalmente adaptado àquele esforço. Com o passar do tempo e com o ritmo de treinos (corrida e musculação), o corpo vai ficar melhor condicionado e pronto para correr cada vez mais longe!
Respeite o seu nível de condicionamento
Toda evolução acontece de forma progressiva e não será do dia para a noite que você começará a correr a 16 km/h. O ideal é seguir um planejamento de treino intervalado e seguir até onde seu corpo consegue manter a corrida numa percepção de esforço onde você estará levemente ofegante, mas com a sensação de que consegue completar a corrida até o próximo nível.
Prepare o seu corpo com a musculação
É fundamental acrescentar o treino da musculação caso você tenha o desejo de evoluir na corrida, o treinamento com cargas na musculação favorece maiores ganhos de força naqueles músculos responsáveis por estabilizar e impulsionar a sua passada na corrida. Não se esqueça! Tenha o acompanhamento de um bom profissional para analisar a sua corrida. Nesse momento de elevar a intensidade dos treinos de corrida, é fundamental a presença de um profissional especializado na mecânica da corrida para direcionar o treino da melhor forma, ajustando a passada, auxiliando no controle do corpo e mantendo o preparo físico ideal para se manter ativo por longos anos.
Gostou da dica? Tem mais! Nossos professores prepararam um circuito para aumentar a endorfina: