Treino para costas: você está fazendo corretamente?
Tudo o que você precisa saber para não errar nos exercícios para costas
15/02/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Por mais que já seja um treino bem conhecido entre aqueles que frequentam as academias e gostam de se exercitar, nem todo mundo sabe como tonificar os músculos das costas pode ser importante para o seu corpo.
Falamos com especialistas da Smart Fit para entender melhor os benefícios dos exercícios para as costas e como você pode executá-los sem erros, mesmo se for iniciante.
Pronto para mais um treino na sua ficha?
Afinal, para que serve o treino para costas?
Popularmente conhecido como o treino para costas, o treino para dorsal é aquele que coloca em jogo o conjunto dos pequenos e grandes músculos localizados dos glúteos até o pescoço. Para treinar as costas, entram em cena diferentes tipos de exercícios, como as puxadas e suas variações.
A puxada alta, por exemplo, pode ser feita com barra, com pegada supinada ou com triângulo. Além disso, há também a possibilidade de apostar nas remadas e suas variações: como a remada na máquina, com halteres ou com barras em diferentes tipos de pegadas.
“O treino de costas é benéfico esteticamente para o homem e para a mulher. Além de melhorar a silhueta, também ajuda na postura e previne dores lombares”, explica o gerente de departamento técnico da Smart Fit, Thiago Moreira.
Mas, calma! Na hora de colocar o treino em prática, vale ficar de olho em quais são os seus objetivos. Você pode querer diminuir a frequência e volume em que os músculos das costas são treinados se não está pensando em hipertrofia dos membros superiores.
Principais erros do treino para costas
Em primeiro lugar, esteja sempre atento à sua posição! Lembre-se que você precisa estabilizar o tronco e contrair o abdômen durante a realização dos exercícios para dorsal.
Thiago ainda acrescenta: “um dos principais erros desse treino é não movimentar as escápulas na realização dos exercícios de remadas e puxadas. Isso aumenta a ativação do bíceps e diminui a dos músculos das costas, que deveriam ser o foco”. Por isso, prefira sempre movimentações amplas, que movimentem bem os músculos das costas, sem tentar encurtar.