Como saber se os treinos estão na intensidade certa?
Pensando em dar um up na rotina da academia? Fique atento(a) aos sinais que seu corpo dá e saiba a hora certa de mudar
24/08/2021 ● Tempo de leitura: < 1 min
Por: Redação
Você está lá dando o seu melhor, suando a camisa. Como saber se está na intensidade certa para conquistar suas metas?
Quando falamos da intensidade do treino na musculação, por exemplo, medimos pela quantidade de sobrecarga (os pesos que são utilizados no exercício). E aí acontece o seguinte: quanto maior a quantidade de peso, maior será a intensidade do exercício em questão. Já no treinamento cardio é um pouco diferente, a intensidade é medida pela frequência cardíaca, “quanto maior o esforço, maior será a frequência durante a prática do exercício”, explica Guilherme Leme, Gerente do Departamento Técnico da Bio Ritmo (do Grupo Smart Fit).
Como saber a hora de aumentar a intensidade dos meus treinos?
Será que já está na hora de dar um up na intensidade dos seus treinos? A hora de aumentar a intensidade é sempre quando vencemos a zona alvo estabelecida no treino. Veja só! Você pode perceber isso quando, por exemplo, deve fazer de 8 a 10 repetições no leg press e está conseguindo fazer 12. Aí já estamos no momento de colocar mais peso e aumentar a intensidade.
Agora, quando falamos de um treino aeróbio, precisamos ficar de olho na frequência cardíaca. É fundamental subir a intensidade quando a sua frequência cardíaca está abaixo da zona de treino proposta. “Zona alvo de 125 a 140 bpm e você está a 110. É hora de aumentar a velocidade, inclinação ou peso do ergômetro em questão”, exemplifica Guilherme.