5 alimentos que ajudam a diminuir a pressão arterial
O seu cardápio pode ter efeito significativo na prevenção e no controle da hipertensão. Aqui, listamos boas opções
12/05/2021 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Um em cada quatro brasileiros têm pressão alta – e muitos deles não controlam a doença. Esses dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outra coisa que muita gente não sabe é que coração, cérebro, vasos sanguíneos e rins podem ser afetados pela hipertensão. Agora, a boa notícia: investir em medidas simples e – por que não? – gostosas pode ser a chave para domar a condição e suas potenciais consequências.
“Hipertensos devem evitar refeições prontas, embutidos, como presunto e peito de peru. O problema está no sódio presente nos conservantes”, explica Aryane Emerick, nutricionista do Smart Fit Nutri (app de consultas online com nutricionistas da Smart Fit). Pois é, o sal complica a equação dos fluidos do organismo: quando uma pessoa exagera na quantidade, induz o corpo a reter mais água, o que acaba aumentando o volume de sangue dentro das veias e artérias. E é aí que a pressão sobe.
O que comer para baixar a pressão?
Estilo de vida e alimentação saudáveis são essenciais, tanto para controlar a pressão alta, quanto para evitá-la. Mas, pesquisadores também já identificaram alguns alimentos específicos que podem ajudar nessa missão.
1. Banana
A Associação Americana do Coração recomenda uma dieta rica em fontes naturais de potássio, importante nutriente que atenua os efeitos negativos do sódio. A banana é o exemplo perfeito! “Além do potássio, essa fruta promove a liberação de hormônios que estão diretamente ligados a sensação de bem-estar, auxiliando no relaxamento muscular e, consequentemente, na diminuição da pressão”, diz Aryane.
Dica: leia mais sobre os benefícios da banana.
2. Aveia
A aveia é um verdadeiro combo anti-hipertensão: suas fibras, que ajudam a dar saciedade, também são responsáveis por controlar o açúcar no sangue. A nutricionista complementa: “Aveia possui magnésio na composição. Ele diminui a retenção de líquidos, melhorando a circulação”.
Dica: veja aqui como fazer um hambúrguer de frango com aveia.
3. Suco de beterraba
Vários estudos (como este, da Universidade Queen Mary, no Reino Unido, e este, do periódico norte-americano Hypertension) já identificaram o papel que o suco de beterraba pode desempenhar quando o assunto é baixar pressão. A bebida contém nitrato, uma substância que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo.
4. Iogurte natural
“O consumo regular do iogurte natural é benéfico para pacientes hipertensos pois os probióticos, de maneira geral, auxiliam na redução da pressão arterial”, diz Aryane Emerick.
5. Cacau
Pesquisadores afirmam que, embora pequena, a ação dos flavonoides do cacau em pó na pressão arterial é estatisticamente significativa. Aryane endossa: “Eles atuam na formação do ácido nítrico e relaxam os vasos sanguíneos”. Chocolate liberado? Calma lá! Para garantir os benefícios, a nutricionista lembra que o recomendado é escolher produtos com maior porcentagem de cacau.
Dica: aprenda aqui uma receita de bolo de chocolate sem farinha.
Seu objetivo é melhorar a alimentação? Cola aqui:
Ajuste a sua dieta com a orientação de um nutricionista. Mudar o cardápio é fundamental para quem quer evitar ou controlar a pressão alta. Conte com os especialistas do Smart Fit Nutri para aprender a fazer escolhas mais inteligentes. Você conversa com um nutricionista e recebe um plano alimentar feito sob medida. Baixe o app!