5 alimentos que “roubam” sua energia
Sem disposição para dar conta de todas as atividades do seu dia? Os responsáveis podem estar mais perto do que você imagina...
27/07/2021 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Acordar se sentindo absolutamente exausto(a), quem nunca? Nessas dias, tomar mais de uma xícara de café ou abrir uma latinha de refrigerante pode parecer uma boa ideia – afinal, açúcar e cafeína animam quase que instantaneamente. Certo? Errado: na verdade, em vez de ajudar, eles confundem o organismo e te deixam mais cansado(a). Pois é, alguns alimentos e bebidas bem comuns têm mesmo a capacidade de drenar a sua disposição. Batemos um papo com Gabriela Rodrigues Silva, nutricionista do Smart Fit Nutri (o app de nutrição da Smart Fit), e listamos 5 deles.
1. Bebidas energéticas
Embora soe contraintuitivo, bebidas energéticas sabotam sua energia, principalmente se consumidas à tarde ou à noite. Elas impedem que você tenha uma noite de sono tranquila e aí, no dia seguinte, seu corpo irá reclamar. O mesmo raciocínio vale para o café.
2. Doces
Precisa de uma dose extra de energia depois do almoço? Esqueça o brigadeiro ou o pudim de sobremesa. Alimentos açucarados fornecem apenas uma disposição momentânea, que desaparece rapidinho.
3. Carne vermelha
Se você já sentiu sono depois de comer um belo bife no jantar, você não está sozinho – e há um motivo: seu corpo precisa se esforçar para digerir e metabolizar as altas doses de proteína e gordura presentes na carne. O resultado vem em forma de bocejos.
4. Smoothie de frutas
Um smoothie tem cara de lanche saudável, mas, sem o equilíbrio certo de ingredientes, pode não saciar. Isso porque o suco eleva os níveis de açúcar no sangue, já que dispensa as fibras do bagaço das frutas. Pouco tempo depois, você está com fome e sem energia.
5. Batata frita
Alimentos fritos, no geral, fazem seu sistema digestivo trabalhar mais duro para processar a grande quantidade de gordura e sódio que carregam. “Com isso, mais energia é usada para processar e absorver este tipo de alimento”, reforça Gabriela.
Equilíbrio é a melhor pedida!
Quando restringimos nosso cardápio, nos distanciamos de uma variedade nutricional bem importante. Vale mais a pena balancear as refeições e fazer exercícios físicos. De vez em quando, uma batatinha frita não faz mal a ninguém, ok?
Por falar nisso, conte com os especialistas do Smart Fit Nutri para aprender a montar pratos mais saborosos e nutritivos! Você conversa com um nutricionista e recebe um plano alimentar feito sob medida. Baixe o app e conheça os benefícios!