Alimentos alcalinos: o que são?
A ciência explica se eles influenciam a sua dieta
07/02/2023 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
“Cada alimento possui um pH que determina o seu nível de acidez. Os alimentos alcalinos são os mais básicos, ou seja, menos ácidos”, como explica a nutricionista Fúlvia Hazarabedian.
E no que isso afeta sua dieta? Alguns defensores da “dieta alcalina” afirmam que consumir majoritariamente esses alimentos pode ajudar a combater doenças graves, como o câncer.
O que é a dieta alcalina?
Sua premissa é que o que você come pode alterar o valor do pH do seu corpo.
De acordo com essa hipótese, acredita-se que alimentos mais ácidos tornem seu organismo mais vulnerável a doenças, enquanto os alimentos alcalinos são considerados protetores.
Os alimentos de acordo com a escala de pH são:
- Ácidos: carne, aves, peixe, laticínios, ovos, grãos, álcool
- Neutros: gorduras naturais, amidos e açúcares
- Alcalinos: frutas, nozes, legumes e vegetais
Alimentos alcalinos afetam o organismo?
O que as evidências científicas provam é que: Não.
E, para entender isso, é preciso entender que o pH varia dentro do seu corpo: enquanto algumas partes são ácidas, outras são alcalinas, não há um nível definido.
Seu estômago é carregado com ácido clorídrico, dando-lhe um pH altamente ácido. Essa acidez é necessária para quebrar os alimentos.
Por outro lado, o sangue humano é sempre ligeiramente alcalino. Quando o pH do sangue cai fora da faixa normal, pode ser fatal se não for tratado, mas essa mudança não vem da sua alimentação.
O que você come afeta o pH apenas da sua urina. Isso porque a excreção de ácidos na urina é uma das principais maneiras pelas quais o corpo regula o pH do sangue: se você comer um bife grande, por exemplo, sua urina ficará mais ácida várias horas depois, pois seu corpo remove os resíduos metabólicos de seu sistema.
Alimentos alcalinos X câncer
Muitas pessoas argumentam que o câncer só cresce em um ambiente ácido e pode ser tratado ou mesmo curado com uma dieta alcalina.
Mas análises científicas extensas já concluíram que não há ligação direta.
Primeiro, porque a comida não influencia significativamente o pH do organismo, como já falamos. E, segundo, mesmo se ela alterasse, as células cancerígenas não estão restritas a ambientes ácidos.
O câncer cresce no tecido normal do corpo, que tem um pH ligeiramente alcalino.
E, enquanto os tumores crescem mais rapidamente em ambientes ácidos, são os próprios tumores que criam essa acidez – não sua comida.
Ou seja, não é o ambiente ácido que cria as células cancerígenas, mas as células cancerígenas que criam o ambiente ácido.
Como evitar doenças através da alimentação
Se esse é o seu objetivo, fique longe das dietas “malucas”.
Uma dieta balanceada inclui todos os grupos nutricionais, incluindo proteínas, carboidratos, gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais. E poucos alimentos maléficos, como os processados e ricos em açúcar.
Mas ainda mais que isso, é importante optar pelo que te dá prazer em seguir, não o que está na moda.
No Smart Fit Nutri, você conversa com nutricionistas para entender como equilibrar uma dieta prazerosa com uma que cuide da sua saúde!
Este artigo foi útil para você?
Leia também: