5 alimentos para aumentar a imunidade
Entenda o papel da alimentação para o sistema imunológico e em quais ingredientes apostar para mantê-lo fortalecido mesmo com a mudança de temperatura.
21/08/2020 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Thieny Molthini
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Quer dar um gás na imunidade e garantir uma saúde mais forte, mesmo com as variações de temperatura? Então é bom prestar atenção ao cardápio que está seguindo. A seguir, mostramos como a alimentação pode influenciar o sistema imunológico e listamos 5 alimentos para aumentar a imunidade.
Dica: baixe grátis nosso e-book sobre como fortalecer sua imunidade comendo bem.
Existem alimentos para aumentar a imunidade?
Com certeza! De acordo com a nutricionista Patricia Ribeiro, do Smart Fit Nutri (aplicativo com consulta online e chat com especialistas), há alimentos para aumentar a imunidade e algumas opções que podem, inclusive, piorar a nossa reaçao imunológica.
“O sistema imune é composto de células que precisam reconhecer quando um micro-organismo estranho entra no corpo para, dessa forma, poder combatê-lo. Mas, para isso, ele precisa de nutrientes, como o zinco – presente em castanhas – e a vitamina A – que encontramos no alho, por exemplo”, explica a nutricionista.
Por outro lado, alguns alimentos, quando consumidos em excesso, podem prejudicar o sistema imunógico. É o caso de carboidratos refinados, como farinha branca, refrigerantes, açúcares e biscotos, que possuem baixo teor de fibras e são ricos em açúcares. “Quando consumidos, eles causam um pico de insulina e de glicemia no corpo e isso é ruim para o sistema imunológico“, explica Patricia.
Além disso, o excesso de gordura no tecido adiposo tem um efeito inflamatório, o que também influencia de maneira negativa o sistema de defesa do organismo. Por isso, uma alimentação balanceada é fundamental para o bom funcionamento do corpo como um todo.
5 alimentos para aumentar a imunidade
Agora que você já sabe como a alimentação pode influenciar as defesas do seu organismo, veja 5 alimentos para aumentar a imunidade.
O ingrediente é rico em vitamas do tipo A e C, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico. “Além disso, quando cortamos ou amassamos o alho ainda cru, ele produz a alicina, um princípio ativo com propriedade anti-inflamatória”, explica a nutricionista.
1. Alho
Dica da nutri: para aproveitar o alho cru, amasse ou corte em pequenos pedaços e misture com creme de ricota; você também pode cortar o alho ao meio, colocar as duas partes em um vidro e acrescentar azeite, fazendo um azeite aromatizado.
O tomate é outro alimento para aumentar a imunidade, porque é fonte de um importante antioxidante chamado licopeno, que ajuda na proteção das células. Nesse caso, suas propriedades são melhor aproveitadas quando o tomate é aquecido – pode ser assado ou cozido.
2. Tomate
Dica da nutri: se você retira as sementes do tomate, guarde-as em um pote e congele, depois aproveite na hora de fazer um molho.
Pode ser integral ou desnatado, mas não os saborizados, porque são cheios de açúcar.
3. Iogurte
“O iogurte é fonte de probióticos, micro-organismos que ajudam a saúde intestinal, o que é fundamental para a imunidade, uma vez que 80% das células do sistema imunológico ficam no intestino. Por isso, se o intestino não está legal, a saúde não está legal”, explica Patricia.
Dica da nutri: bata no liquidificador com morango e um pouco de mel ou com abacate e cacau em pó.
Enquanto o iogurte é rico em probióticos, o mel é cheio de prébioticos, que servem como alimento para as células.
4. Mel
Dica da nutri: use para adoçar sucos e vitaminas, mas com equilíbrio, porque é bastante calórico.
“O gengibre tem propriedade antioxidante e antibacteriana e pode ser usado em quase tudo, como sucos, chás e temperos de carne”, comenta a especialista.
5. Gengibre
Dica da nutri: coloque pouca quantidade, se nunca provou o alimento, porque seu sabor é bastante forte.
Quer mais alimentos para melhorar a imunidade?
Então aposte nos alimentos ricos em fibras, já que ajudam no bom funcionamento do intestino. Mas lembre-se de beber água, porque o excesso de fibras, sem o consumo de líquido, pode causar constipação. Bônus: as fibras vão aumentar a sensação de saciedade, então você ainda come menos e demora mais tempo para ter fome novamente.