Arroz integral engorda?
Tem medo de comer o arroz integral porque acha que engorda? Olha só essa opção para variar na dieta e veja os benefícios.
22/11/2022 ● Tempo de leitura: 5 mins
Por: Redação
O bolinho, na dieta, pode me fazer engordar?
O bolinho de arroz já é um velho conhecido, mas essa é uma versão saudável para que você possa comer, sem ter aquele sentimento de que está furando a dieta, sabe?
Esta receita de bolinho de arroz integral é perfeita para o almoço, jantar e até mesmo para os lanches intermediários, então, ele não vai te fazer engordar, muito pelo contrário, pode ajudar no seu emagrecimento.
Nessa versão substituímos o arroz branco que geralmente é utilizado na versão tradicional da receita, pelo arroz integral, assim o bolinho contém um aporte maior de fibras, o que leva a uma maior saciedade e consequentemente faz a fome demorar a vir.
Mas lembre-se de evitar os excessos, o ideal é verificar com o seu nutricionista como você pode inserir essa receita na sua dieta, sem interferir nos seus resultados.
E com o Smart Fit Nutri é possível!
No seu aplicativo de nutrição basta um clique para agendar uma consulta e ter um nutricionista especializado no seu objetivo na palma da sua mão.
Como o arroz integral ajuda no emagrecimento?
Se o seu objetivo é emagrecer, com certeza você deve incluir o arroz integral em suas refeições.
Muitas pessoas acreditam que não há muita diferença em relação aos dois tipos de arroz, branco e integral.
O fato é que o arroz integral é nutricionalmente melhor do que a versão branca.
O arroz integral possui boas quantidades de fibras em sua casca que proporcionam saciedade, ou seja, você comerá menos, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino, funções essas que são extremamente importantes para o emagrecimento.
Ele também proporciona à saúde outros benefícios, possui boas quantidades de minerais como o potássio, magnésio, ferro e zinco, e vitaminas do complexo B, vitamina K e vitamina E, além de auxiliar no emagrecimento, o arroz integral também, participa no bom funcionamento do sistema cerebral e no sistema cardiovascular.
Dicas para o preparo do arroz integral!
É muito importante deixar os grãos de molho de 6 a 8 horas antes do preparo, isso faz com que o arroz fique ainda mais nutritivo, pois irá facilitar a digestão dos grãos no organismo, além disso o cozimento será mais rápido, pois o grão ficará menos duro.
O ideal é utilizar duas xícaras de água para cada xícara de arroz.
Outra dica muito importante para o seu arroz ficar mais soltinho é não refogar, o arroz integral diferentemente do arroz branco, possui uma capa protetora em seu grão, o que dificulta a absorção do tempero, além de aumentar o tempo de cozimento, o que deixará o seu arroz mais duro.
E qual é a forma certa de temperar o arroz integral? O ideal é acrescentar o arroz integral por último, primeiro refogue os seus temperos de preferência, depois coloque a água e por último o arroz, assim os grãos irão absorver o sabor e ficarão mais soltinhos e macios.
Quais os benefícios da farinha de aveia que está presente na receita?
É muito comum o uso da farinha de trigo branca na receita tradicional do bolinho de arroz, mas nessa versão trouxemos como substituto a farinha de aveia que é uma alternativa mais saudável, perfeita para o uso no preparo de receitas.
Isso porque a farinha de aveia possui um valor calórico menor e contém um valor nutricional melhor, quando comparado a farinha de trigo branca.
A farinha de aveia possui cromo e triptofano, dois compostos que ajudam a diminuir a vontade de comer doce.
Por isso, para quem quer emagrecer, a farinha de aveia é uma boa opção.
Mas não é somente para o emagrecimento que a farinha de aveia é benéfica, ela também fornece energia e auxilia no ganho de massa magra.
Quem está em uma dieta onde objetivo é a hipertrofia, deve consumir mais calorias do que gasta, isso para que depois do treino de força ocorra uma boa recuperação muscular, com isso a farinha de aveia pode ajudar a ‘’bater’’ a quantidade calórica ideal diária, além de fornecer nutrientes como ferro e vitaminas do complexo B que participam do metabolismo da proteína, portanto para quem tem como objetivo aumentar a massa muscular, o seu uso é muito interessante.
E não é somente em receitas que a farinha de aveia pode ser utilizada, você também pode acrescentá-la no seu pré-treino como acompanhamento de frutas por exemplo.
A chia é um ótimo aliado para o seu treino
A chia é uma semente que tem origem na Guatemala e no México, era uma semente muito utilizada por guerrilheiros, pois acreditava-se que ela era responsável em dar força e energia para eles, por volta do século XVI, quando foi descoberta.
Essa semente ganhou popularidade aqui no Brasil e geralmente seu uso está relacionado a uma rotina alimentar saudável.
A chia é uma poderosa semente, que fornece benefícios independente do seu objetivo, seja emagrecimento ou hipertrofia.
Para quem quer emagrecer incluir a chia na rotina alimentar, pode ser uma excelente escolha, a semente de chia é rica em fibras solúveis e insolúveis, sendo assim, as sementes absorvem água formando um gel, com isso prolonga a saciedade e a sensação de fome aparece com um intervalo maior entre as refeições.
Engana-se quem acha que o ômega-3 está presente apenas nos peixes, a semente de chia contém ótimas quantidades desse nutriente que melhora a contração muscular, além disso, também participa da regeneração muscular, recuperando o músculo das pequenas lesões ocasionadas durante o treino de força.
Além de todos esses benefícios, a chia ainda é um alimento versátil que pode ser inserido em qualquer refeição do dia e em muitas receitas, como é o caso do bolinho de arroz integral.
Mas afinal, a farinha de aveia engorda?
A farinha de aveia é uma opção extremamente saudável e versátil na cozinha, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas se ela engorda.
A resposta depende de como e em que quantidade ela é consumida. Por ser rica em fibras, a farinha de aveia proporciona saciedade e ajuda no funcionamento do intestino, sendo, portanto, uma aliada em dietas de controle de peso.
No entanto, como qualquer alimento, o consumo exagerado pode aumentar o aporte calórico diário, o que pode resultar em ganho de peso.
O segredo está no equilíbrio e na combinação com outros ingredientes saudáveis. Você pode, por exemplo, utilizá-la para receitas como bolos ou até para criar opções práticas, como um pãozinho de queijo fitness, juntamente com tapioca, requeijão light e queijo mussarela.
Quantas calorias tem o arroz integral?
O arroz integral é conhecido por ser uma opção mais saudável e nutritiva do que o arroz branco. Mas quantas calorias o arroz integral tem? Em média, uma porção de 100 g de arroz integral cozido contém cerca de 124 calorias, além de ser rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais como magnésio e zinco.
Esses nutrientes fazem do arroz integral uma ótima escolha para uma alimentação equilibrada. Além disso, ele pode ser incluído em diferentes refeições, para proporcionar energia e saciedade.
Contudo, para ter mais variedade na dieta, é interessante conhecer outros alimentos, como a batata inglesa.
E para quem gosta de doce, que tal uma paçoca de sobremesa?. Afinal, será que a paçoca engorda? Bom, apenas uma unidade após uma refeição completa certamente não fará diferença no seu peso e lhe ajudará a saciar a vontade de comer doce.
Calorias no arroz integral: É melhor que o branco?
Uma dúvida comum é se as calorias no arroz integral são realmente mais vantajosas em comparação ao arroz branco.
Embora as calorias entre os dois tipos de arroz sejam semelhantes, o arroz integral oferece maior valor nutricional, já que mantém a camada de farelo e o germe, responsáveis pela maior parte das fibras e nutrientes.
Por ser um carboidrato de digestão mais lenta, ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e fornece energia de forma gradual, o que é excelente para quem pratica exercícios físicos ou segue uma rotina ativa.
Outras formas de incorporar o arroz integral na dieta?
Se você ainda não está habituado a consumir arroz integral, comece introduzindo-o aos poucos em suas refeições. Misture com o arroz branco, adicione temperos como alho, cebola e ervas para realçar o sabor, e combine com proteínas magras e vegetais.
O arroz integral é uma excelente base para pratos principais e até saladas. Além disso, ele pode ser uma alternativa saudável para substituir alimentos ricos em carboidratos refinados no seu dia a dia.
Dica da Nutri
Você pode deixar o seu bolinho ainda mais nutritivo, adicionando outros ingredientes como o espinafre, beterraba, abobrinha, frango desfiado, entre outras opções. Abuse da sua criatividade.