Quais são os benefícios da alimentação mediterrânea?
Conheça mais sobre esta dieta rica em ingredientes frescos e naturais
24/11/2021 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Chamamos de mediterrânea a alimentação baseada no consumo de ingredientes dos países que estão ao redor do Mar Mediterrâneo. Conheça o consumo típico desta região, baseado em alimentos frescos e naturais, podendo entrar em cena o azeite, frutas, legumes, entre tantos outros.
Por que é uma alimentação tão conhecida?
A alimentação mediterrânea leva esse nome por fazer parte da rotina de populações que moram no sul da Espanha, da França, Itália e da Grécia, regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo. Essas populações são lembradas por terem baixa incidência de doenças crônicas, como diabetes, colesterol alto, problemas do coração, entre outros, além do fato de se destacarem pela sua alta expectativa de vida. Devido a isso, os benefícios da alimentação mediterrânea e o modo como estas populações se alimentam passou a ganhar destaque e ser alvo de estudos e foco daqueles que almejam uma vida mais saudável.
Quais alimentos fazem parte do regime mediterrâneo?
O cardápio mediterrâneo é composto principalmente por alimentos frescos e naturais, como azeite, cereais, leite, queijo, legumes, frutas e carnes magras, estrelando, principalmente, os peixes. Para resumir, esse tipo de regime alimentar é aquele que vai buscar evitar o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados.
Por isso, a lista de benefícios ao aderir este tipo de alimentação é extensa. Sabemos que, quanto mais natural, mais nutritivo um alimento é, então, uma base alimentar que preza por isso vai atender bem a esses requisitos. “Isto porque ele vai conter variedade de nutrientes e não apresentará aditivos ou conservantes, como é o caso dos produtos industrializados”, acrescenta Gabriela Rodrigues Silva, nutricionista do Smart Fit Nutri.
Afinal, quais são os benefícios da alimentação mediterrânea?
Cada um dos alimentos que compõem o regime mediterrâneo, possui sua riqueza de pontos positivos. As frutas e verduras são fonte de fibras, vitaminas e minerais. Já os cereais, são fonte de carboidratos e fibras. A presença dos azeites vegetais também é relevante porque eles possuem gorduras poliinsaturadas, as que chamamos de gorduras “boas”. A escolha pelas carnes magras acontece por conta delas serem ricas em proteínas e possuírem um menor teor de gordura. O leite e seus derivados também não ficam para trás, são ricos em proteínas e em cálcio.
Assim, o número de benefícios destes nutrientes torna-se gigante, por participarem da manutenção de diversas funções que fazem com que o organismo tenha um bom funcionamento e se mantenha saudável. Podemos dizer, então, que a alimentação mediterrânea pode auxiliar na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e problemas cardíacos. Além disso, seu consumo cotidiano pode auxiliar tanto na perda de peso, quanto na prevenção de doenças e no bom funcionamento do organismo.
Quero começar agora! Há algum tipo de restrição?
A alimentação mediterrânea é considerada segura e saudável, pois inclui todos os grupos alimentares. “Ela pode ser consumida por todas as pessoas e é um bom regime para pacientes que já possuem doenças crônicas, especialmente diabetes tipo 2”, explica Gabriela.
Mas, sempre devemos lembrar que todos os pacientes que desejam começar um novo regime alimentar devem realizar o acompanhamento com um nutricionista, viu?Além disso, destacamos que pessoas com diagnóstico de doença celíaca e intolerância à lactose também podem utilizar a alimentação mediterrânea, com orientação nutricional, para que “o paciente não corra risco de ficar com falta de algum nutriente, já que boa parte do cardápio se baseia em cereais, leite e derivados”, explica a nutri.
Dica extra: consulte um especialista
O Smart Fit Nutri é o app de nutrição da Smart Fit. Nele, um time de nutricionistas está disponível todos os dias para consultas e também para tirar dúvidas – um apoio e tanto para você alcançar seu objetivo, seja emagrecer, ganhar massa muscular ou apenas melhorar a alimentação. Além disso, você recebe um cardápio personalizado, realiza exame de bioimpedância (que mostra sua porcentagem de gordura) e tem um acompanhamento especializado.