Benefícios do café
Os benefícios do café vão muito além do combate ao sono, conheça a ação do café no organismo e como utilizar ele da melhor forma.
14/04/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Ele que é o queridinho de muita gente ao redor do mundo e que segundo a Euromonitor International o brasileiro consome em média mais de duas xícaras por dia. Por conta disso, vim mostrar os benefícios do café, como ele funciona no nosso organismo e quais os efeitos dele.
Tempo até a ação do café
Benefícios do café
Efeitos colaterais do café
Receita com café
Quanto tempo até a ação do café e da cafeína
O café tem uma absorção rápida no nosso organismo. Em 15 minutos ele já está agindo na nossa corrente sanguínea. Depois de 30 a 60 minutos do consumo ele tem seu pico de ação.
É necessário ter cuidado, a cafeína tem uma meia-vida de aproximadamente seis horas. O que significa que se você tomar uma xícara de 240 ml, você vai ingerir 96 mg de cafeína, e após seis horas do consumo teria ainda 48 mg no sangue. Então é melhor consumir café no início do dia e evitar no período noturno.
Quando a cafeína presente no café está no sangue e chega ao nosso cérebro, a adenosina, que é um neurotransmissor que é responsável pela sensação de cansaço, é bloqueado. Por conta disso que sentimos o sono ir embora e ficamos em estado de alerta.
Benefícios do café: Efeito estimulante do café
O café também aumenta a nossa produção de dopamina, acetilcolina e adrenalina, que são hormônios que expandem nosso estado de atenção e de alerta.
Vale lembrar que o café não substitui uma noite de sono bem dormida, o efeito é apenas de mascarar o cansaço.
A cafeína presente no café ajuda a reduzir o processo de envelhecimento por ter bastante antioxidantes, ele aumenta a nossa disposição, e também auxilia no sistema cardiovascular.
Benefícios do café: Prevenção de doenças e envelhecimento
Em 2019, pesquisadores da Queen’s University Belfast, comprovaram que pessoas que bebem café têm 50% menos chances de desenvolver um dos tipos mais comuns de câncer de fígado. E isso acontece porque o café contém antioxidantes que podem proteger contra esse câncer.
Além disso, o café tem se mostrado eficaz na prevenção do Parkinson. Em um estudo realizado no Reino Unido, o risco de desenvolver a doença é cinco vezes menor em consumidores da bebida.
Por conta de seu efeito estimulante é também um ótimo pré treino. Estudos mostram que a cafeína aumenta a performance dos atletas, atrasando o cansaço e aumentando a capacidade de uso de força. Além de nos deixar mais concentrado e em alertas durante o treino.
Benefícios do café: Uso nos esportes
É possível também encontrar a cafeína como um suplemento, no entanto, não se deve consumir sem a supervisão médica ou de nutricionista. Visto que a cafeína é encontrada em diversos alimentos, não somente no café, e isso pode gerar overdose (que é a ingestão excessiva de uma determinada substância) quando suplementada. E isso causar efeitos colaterais.
O consumo elevado de cafeína pode causar insônia, ansiedade, irritabilidade, náusea, aumento dos batimentos cardíacos, dor de cabeça e dor no peito. Então o recomendado é não passar de 400 mg de cafeína, ou o equivalente a quatro xícaras por dia.
Efeitos colaterais
Numa consulta com nutricionista é possível identificar se você está tendo excessos e também otimizar o consumo. Pelo app Smart Fit Nutri você consegue agendar uma consulta online com nutricionistas especializadas como eu.