Café orgânico x tradicional: tem diferença?
Saiba mais sobre as propriedades do cafezinho nosso de cada dia
27/10/2021 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Você provavelmente reconhece os tipos torrado, moído, em grãos, instantâneo e solúvel. Também tem uma noção de variedade – arábica, robusta. Mas, e do tal café orgânico, já ouviu falar?
Uma das bebidas mais populares do Brasil – quiçá do mundo -, o café faz parte da cultura e da rotina de muuuuita gente. E que bom! Na quantidade adequada, ele traz mesmo um monte de benefícios. Uma análise de pesquisas sobre o consumo de café e a saúde humana, publicada no British Medical Journal (Reino Unido), evidenciou que bebedores moderados tinham menos doenças cardiovasculares e morte prematura na comparação com quem não tomava nem uma única xícara.
A pergunta que a gente fez para os especialistas do Smart Fit Nutri (o aplicativo de nutrição da Smart Fit) tem a ver com isso: café é tudo igual? Ou o orgânico traz mais dessas benesses citadas no estudo? A conferir.
O que é café orgânico?
Essa é a primeira questão a ser esclarecida. Em seu site, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), dá uma definição global: “Para que um café possa adotar a denominação ‘orgânico’, deve ser produzido com base em princípios de não utilização de agrotóxicos. Outro fator importante é a adoção de sistemas de produção orgânica que possam oferecer um equilíbrio entre o solo e a planta, a partir do uso da matéria orgânica, resultando em plantas mais resistentes a pragas e doenças.”
Tá, mas é mais saudável?
Então, além do impacto ambiental reduzido, o café orgânico é mais limpo: “Ele não conta com a presença de resíduos tóxicos originários de fertilizantes sintéticos, pesticidas, herbicidas, conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais. De maneira geral, isso o torna mais saudável”, exemplifica Patrícia de Paula, nutricionista do Smart Fit Nutri.
Os demais benefícios são os mesmos do tradicional: aumenta a expectativa de vida, acelera o metabolismo e a queima calorias, dá um up na memória e diminui o risco de depressão. Só não vale exagerar. “Como todo café, o orgânico possui cafeína que, em excesso, pode fazer mal”, alerta a expert.
Café e treino
Tradicional, orgânico, não importa: o café é considerado um bom pré-treino. E isso graças à cafeína, uma substância capaz de melhorar o desempenho, com maior concentração e incentivo à força. “O estímulo que a cafeína traz no organismo varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem uma sensibilidade diferente para essa substância – logo, alguns sentirão mais os efeitos e outros não”, diz Patrícia. É legal conversar com um nutricionista para entender o que é melhor para você.
Que tal melhorar a alimentação hoje?
O Smart Fit Nutri é o app de nutrição da Smart Fit. Nele, um time de nutricionistas está disponível todos os dias para consultas e também para tirar dúvidas – um apoio e tanto para você alcançar seu objetivo, seja emagrecer, ganhar massa muscular ou apenas melhorar a alimentação. Além disso, você recebe um cardápio personalizado, realiza exame de bioimpedância (que mostra sua porcentagem de gordura) e tem um acompanhamento especializado.