Carboidrato à noite engorda mais? Nutricionista explica
Tudo o que você precisa saber sobre carboidratos, especialmente se estiver tentando perder peso
20/07/2021 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Certamente você já ouviu alguém dizer por aí que evita comer macarrão, arroz ou batata no jantar porque, supostamente, isso resultaria em quilinhos indesejados – e o metabolismo, mais lento no período noturno, seria o culpado. Mas será que essa história tem fundamento? Perguntamos à nutricionista Luiza Schenker, do app de nutrição Smart Fit Nutri, se carboidrato à noite engorda mais do que em outros horários do dia.
Antes, o que é carboidrato mesmo?
Parece uma pergunta básica, mas vale relembrar a resposta: carboidrato é um macronutriente necessário para que o corpo funcione adequadamente. São os açúcares, amidos e fibras naturalmente encontrados em alimentos como frutas, grãos e vegetais. Eliminá-los completamente das refeições com o intuito de emagrecer não é uma boa ideia porque eles são a principal fonte de energia do organismo.
Dica: leia mais em Carboidrato é mesmo o vilão da dieta?
Não, carboidrato à noite não engorda
O que faz alguém engordar, de fato, é o excesso de calorias consumidas durante o dia inteiro. Café da manhã, lanches, almoço e jantar entram na conta. Mandar para dentro uma quantidade de energia maior do que a que o corpo gasta, realmente, fará diferença na balança – e não importa de que macronutriente estamos falando, carboidrato, gordura ou proteína. Qualquer um deles pode ter esse efeito, independentemente do horário.
“Vamos imaginar uma pessoa cujo organismo demanda 2500 calorias por dia, mas ingere 3500. A sobra vai se transformar em gordura”, explica Luiza. Então, a grosso modo, é melhor se preocupar com a qualidade geral da sua alimentação e não com o relógio. Vale consultar um especialista para entender suas necessidades individuais e ter o melhor cardápio para colocar em prática.
Mas e aquela história de metabolismo mais lento…
Pesquisas, como essa análise de estudos publicada na revista acadêmica internacional Nutrients, demonstram que o metabolismo, nas últimas horas do dia, fica mais lento. “Porém, não foi possível provar que deixar de comer durante o período noturno faz emagrecer”, explica a nutricionista Luiza Schenker. “Por mais que seja em um ritmo menos acelerado, o organismo continua funcionando. As calorias consumidas à noite não contam mais do que as consumidas durante o dia”.
Carboidratos podem até ajudar a emagrecer
Até hoje, a ciência não provou que comer carboidrato à noite engorda.
Mas, para a surpresa geral, o oposto já foi demonstrado: neste estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, participantes receberam dietas com foco em emagrecimento e foram divididos em dois grupos. O primeiro poderia ingerir carboidratos apenas durante o dia. O segundo grupo não tinha restrições de horário.
Os resultados? Todo mundo emagreceu, mas quem não tinha compromisso com o relógio sentiu menos fome durante o dia seguinte. “Isso mostra que o carboidrato, além de não engordar, auxilia no emagrecimento porque torna o processo da dieta mais fácil”, avalia Luiza.
Receita fácil, com carboidratos, para preparar à noite
Como você não precisa se privar de comer carboidratos à noite, o Smart Fit Nutri ensina uma receita saudável e rápida para um jantar levinho: salada de macarrão. E tem mais no canal do Youtube. Passa lá!
Dica bônus!
Emagrecimento, ganho de massa muscular, melhorar a alimentação, não importa o objetivo, quando tomamos a decisão de seguir uma rotina mais saudável, queremos algo em comum: o resultado. Nessa busca, é importante contar com a ajuda de um especialista, certo? Conte com os especialistas do Smart Fit Nutri para aprender a montar pratos mais saborosos e nutritivos! Você conversa com um nutricionista e recebe um plano alimentar feito sob medida. Baixe o app e conheça os benefícios!
Continue por aqui 🙂
- O que comer antes do treino? Veja dicas de pré-treino
- Esqueça a balança! O melhor jeito de acompanhar os resultados da dieta e do treino é com a ajuda de uma amiga das antigas – a fita métrica: aprenda como tirar as medidas do corpo.
- Para ganhar músculos, quanto mais proteína melhor. Será? Quem responde a essa e outras dúvidas é João Tavares, nutricionista do Smart Fit Nutri.