Comer de 3 em 3 horas diminui a fome?
Conversamos com especialistas para entender se essa estratégia é realmente a mais saudável
19/10/2021 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
O mundo está lotado de planos e protocolos que têm a perda de peso como objetivo final. Entre eles, um dos mais conhecidos é o de ajustar a rotina para comer de 3 em 3 horas. Na teoria, seria uma contribuição mais eficaz à saciedade. Mas será que esse tipo de regime é realmente capaz de diminuir a fome?
Antes de mais nada, precisamos entender o que é, de fato, a fome, e como ela se manifesta no nosso organismo. Só depois, conhecendo os seus objetivos e entendendo quais os sinais que o seu corpo dá quando sente fome, é que entra em ação a mudança de hábito.
De onde vem a fome que sentimos?
Já conversamos por aqui sobre os tipos de fome. Mas, vale retomar que a fome física é uma sensação fisiológica que o organismo desencadeia quando precisa de energia e de nutrientes. Na prática, diante da necessidade de alimento, ocorre a liberação da chamada grelina – um hormônio capaz de agir no cérebro e ativar aquele vazio, que muitas vezes chega acompanhado por sintomas físicos: irritação, cansaço, desatenção e, o mais conhecido deles, o estômago roncando.
Comer de 3 em 3 horas diminui a fome?
“Comer de 3 em 3 horas pode até evitar que se coma em excesso, mas não diminui a fome necessariamente”, pontua Yasmin Ahmad, nutricionista do app Smart Fit Nutri. O mais importante, então, é ficar atento aos sinais que o seu corpo dá. Uma pessoa consciente da sensação de fome, e que se alimenta toda vez que isso acontece, não precisa comer cada 3 horas religiosamente. “Se alguém faz refeições 4 em 4 horas e sente-se satisfeito, tudo bem. O importante é não ficar mais de 6 horas em jejum durante o dia”, complementa Yasmin.
Dica: converse com um especialista
O Smart Fit Nutri é o app de nutrição da Smart Fit. Nele, um time de nutricionistas está disponível todos os dias para consultas e também para tirar dúvidas – um apoio e tanto para você alcançar seu objetivo, seja emagrecer, ganhar massa muscular ou apenas melhorar a alimentação. Além disso, você recebe um cardápio personalizado, realiza exame de bioimpedância (que mostra sua porcentagem de gordura) e tem um acompanhamento especializado.