Como fazer panqueca fitness
Nutricionista ensina receita das versões doce e salgada para o pré e pós-treino
26/11/2019 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Thieny Molthini
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Prática e versátil, a panqueca fitness é uma das opções para quem quer um alimento funcional, seja antes ou depois dos treinos. Quer aproveitar os benefícios e facilidades desse lanchinho? Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista e head do Bio Nutri, serviço de nutrição individualizado e exclusivo para os alunos Bio Ritmo, ensina como fazer panqueca fitness – doce e salgada.
“A panqueca fitness pode ser consumida tanto antes quanto depois do treino, por possuir carboidratos – que dão energia – e proteína – para proteção e construção muscular”, explica Fúlvia.
Para antes do treino, a orientação da nutricionista é consumir o lanche de 45 a 60 minutos antes da atividade física. Se preferir repor as energia com ele, procure consumir até 45 minutos após o treino.
Como fazer panqueca fitness
Doce
1 banana
2 claras + 1 gema
1 col. (sopa) cheia de flocos de aveia, quinoa ou amaranto
Modo de preparo: Misture os ingredientes e, depois, leve à frigideira e deixe até dourar. Para untar, dê preferência ao azeite ou óleo de coco extravirgem.
Para dar mais sabor à panqueca, você pode polvilhar canela em pó ou espalhar um pouco de geleia sem açúcar ou pasta de amendoim por cima.
1 ovo inteiro
1 col. (café) de cúrcuma (açafrão da terra)
Sal rosa
1 col. (chá) de chia
2 col. (sopa) de goma para tapioca ou 3 col. (sopa) de farinha de arroz
Salgada
Modo de preparo: Misture os ingredientes e, depois, leve à frigideira. Quando um lado estiver pronto, recheie com o que preferir: queijos, verduras, legumes, carne moída, frango desfiado, tomate etc.
Benefícios da panqueca fitness
Além de ser saborosa e garantir saciedade, a panqueca tem ingredientes que auxiliam no funcionamento do organismo.
“A banana é fonte de potássio e energia. O ovo, por sua vez, garante proteína através da clara e ferro com sua gema. Os cereais são fontes de carboidratos saudáveis, proteínas vegetais e fibras. A cúrcuma é antioxidante e auxilia na função hepática. Já a tapioca e a farinha de arroz dão energia, porque são carboidratos, mas não contêm glúten”, finaliza Fúlvia.
Fez a panqueca? Curtiu? Compartilhe nas redes sociais com a #VaiQueÉFácil e não deixe de conferir também o episódio #03 do nosso podcast, Como fazer substituições saudáveis!