3 perigos das dietas que sem acompanhamento
Saiba como as dietas de internet sem acompanhamento podem causar danos à saúde e até atrapalhar seu emagrecimento.
19/04/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Sabemos que a importância de ter uma alimentação adequada vai muito além da estética e emagrecimento. Mudar sua alimentação sem acompanhamento de um profissional pode trazer consequências muito negativas para a saúde. Além de que dietas de internet, como aquelas que chamam a atenção com frases do tipo “emagreça rápido e perca barriga”, normalmente não trazem um resultado de longo prazo.
A maioria dessas dietas são criadas por pessoas que não possuem nenhuma formação na área da saúde, ou seja, pessoas que não são nutricionistas e não sabem como calcular um plano alimentar.
Veja três formas em que seguir essas dietas milagrosas para emagrecer rápido podem te prejudicar:
O efeito sanfona é caracterizado quando a pessoa emagrece e engorda sem conseguir estabilizar o peso na balança.
Efeito Sanfona | Deficiencia de Micronutrientes | Transtorno Alimentar
Efeito sanfona
Ele está relacionado à resistência que o corpo desenvolve para conseguir manter o peso mais baixo. Por exemplo: uma pessoa emagreceu cinco kg em uma semana, mas quando parou a dieta engordou entre sete e oito kg rapidamente.
Esse é um mecanismo do organismo que está buscando o aumento do peso, porque acredite, seu corpo não quer que você perca gordura.
O reganho, e até mesmo o aumento do peso, acontece por uma série de fatores que devemos levar em consideração, mas principalmente pelos hormônios que regulam a fome.
A grelina, que é o hormônio da fome, é que tem um papel fundamental no processo de reganho de peso. Ela vai sinalizar a extrema necessidade de comer mais do que o habitual.
Os níveis de grelina aumentam muito em uma dieta restritiva ou até mesmo em uma dieta genérica, pois intensificam a fome. Por esse motivo que, quando se emagrece passando fome, a pessoa não consegue identificar o sinal de saciedade quando volta a comer normalmente.
A longo prazo, as dietas que são encontradas na internet podem causar deficiência de vitaminas e micronutrientes, por excluírem muitos alimentos de uma vez e manterem sempre o mesmo tipo de alimento.
Causar deficiência de micronutrientes
Os micronutrientes são essenciais para o funcionamento do organismo, mesmo que necessários em pequenas quantidades, e os problemas gerados pela falta, ou deficiência, deles são severos.
Eles permitem que o organismo produza enzima e hormônios muito importantes para o funcionamento adequado do corpo. O iodo, selênio, ferro, zinco e vitamina A, por exemplo, são de extrema importância para o funcionamento adequado da tireoide.
Outro exemplo é o cálcio, que é um micronutriente muito necessário para os ossos e dentes. Sua falta está diretamente relacionada com osteoporose, que é a perda progressiva de massa óssea.
A deficiência da vitamina A pode causar o que chamamos de Olho Seco, uma disfunção das glândulas lacrimais que leva a alteração na produção de lágrimas.
Fora isso, a deficiência dessa vitamina também produz secura na pele da córnea e e permite o aparecimento de manchas de bitot (manchas brancas na parte escura do olho, a esclerótica).
Esse são apenas alguns exemplos. Cada micronutriente em falta no nosso organismo gera uma consequência diferente. Tudo por conta da má nutrição causada por dietas que não suprem as nossas necessidades.
Transtornos alimentares são doenças caracterizadas pela extrema preocupação com o peso e formato do corpo e hábitos alimentares irregulares, que causam sofrimento grave.
Maior probabilidade de um transtorno alimentar
Vale lembrar que os transtornos alimentares não se dão somente por conta de uma dieta de internet. Eles podem surgir por gatilhos no dia-a-dia e/ou infância, mas os danos podem se intensificar com falsas promessas.
Restrições alimentares, procura por resultados do dia para noite, o efeito sanfona e a compulsão por alimentos mesmo sem estar com fome, pode sim, levar a um transtorno. Quando diagnosticado, é necessário tratamento a longo prazo com médico, psicólogo e nutricionista.
Sendo assim, cuidado com a distorção do corpo e as promessas inatingíveis que se vê em redes sociais e nessas dietas.
É indispensável ter um profissional adequado para te ajudar a emagrecer ou hipertrofiar sem causar nenhum dano a sua saúde física e mental. Somente o nutricionista é quem pode prescrever uma dieta saudável, baseada em suas necessidades nutricionais diárias, no seu estado de saúde e preferências alimentares.
Quer evitar que um desses problemas aconteça com você?
Agende já a sua consulta e tenha um plano alimentar completamente feito para o seu tipo de corpo, com resultados duradouro e com suas preferências alimentares.