Distribuir calorias igualmente entre refeições melhora a saúde cognitiva
Pular o café da manhã, por sua vez, piora rapidamente a saúde do cérebro
13/01/2023 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Jejum intermitente, comer de 3 em 3 horas, fazer um café da manhã forte e uma jantar fraco… Muita coisa já foi dita sobre a frequência e distribuição de calorias entre as refeições, mas ainda havia pouca pesquisa explorando como essa distribuição pode influenciar a saúde do cérebro.
E esse tipo de conhecimento é importante se considerarmos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 78 milhões de pessoas terão demência até 2030 e 139 milhões até 2050.Mas, agora, um novo estudo analisou o efeito no declínio cognitivo de diferentes padrões temporais de ingestão de energia (PTIE).
A melhor distribuição de calorias
Os resultados mostram que consumir três refeições igualmente balanceadas está associado a uma melhor função cognitiva, em comparação com outras formas, menos uniformemente distribuídas, de consumir a ingestão total de energia (ITE).
O estudo também demonstra que pular o café da manhã está associado a pior função cognitiva e declínio cognitivo mais rápido.
Efeitos de diferentes distribuições
Os pesquisadores categorizam o horário das refeições dos indivíduos em seis padrões alimentares:
- Distribuído uniformemente: as pessoas equilibram sua ingestão de energia em três refeições aproximadamente equivalentes por dia. Eles consumiram 28,5% de sua energia diária no café da manhã, 36,3% no almoço e 33,8% no jantar.
- Café da manhã dominante: as pessoas comem três refeições, mas consomem a maior parte de energia, 49,5% no café da manhã.
- Almoço dominante: As pessoas comiam três refeições, mas consumiam a maior parte de energia, 64,3% no almoço.
- Jantar dominante: As pessoas comem três refeições, mas consomem a maior parcela de energia, 64,5% no jantar.
- Rico em lanches: as pessoas consumiram 36,8% de seu ITE em lanches.
Pular o café da manhã: as pessoas comiam pouco ou nenhum café da manhã, consumindo apenas 5,9% de seu ITE.
O padrão de pular o café da manhã foi associado a um declínio cognitivo de 0,14 pontos de teste cognitivo por ano, em comparação com o padrão distribuído uniformemente.
Nenhum outro declínio semelhante foi observado para outros padrões.
No entanto, dos outros padrões, todos têm um declínio mais acelerado das funções cognitivas que o primeiro (distribuir as calorias uniformemente).
Como distribuir as calorias igualmente
A principal dica é se planejar com antecedência: pense sempre em incluir todos os principais grupos alimentares em todas as refeições. Por exemplo:
O café da manhã ideal…
… precisa de uma fonte de carboidrato (pão integral, aveia, tapioca) combinada com uma fonte de proteína (iogurte, queijos magros, ovo mexido, tofu, leite). E idealmente, uma fruta.
O almoço e o jantar…
… também devem incluir uma fonte de carboidrato (arroz integral, batata ou mandioca), uma de proteína animal ou vegetal (carne, peixe, frango, feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) e salada.
Nada de pular os carbos (a principal fonte de energia) no jantar. “As calorias consumidas à noite não contam mais do que as consumidas durante o dia. Por mais que o metabolismo trabalhe em um ritmo menos acelerado, ele continua funcionando, então não tenha medo”, diz Luiza Schenker, do app de nutrição Smart Fit Nutri.
Este artigo foi útil para você?
Leia mais: