Emagrecer 10kg em 7 dias? Tome cuidado com as dietas milagrosas!
As buscas por dietas milagrosas, para emagrecer são cada vez maiores. Entenda quais são os riscos das dietas de internet e porquê você não deve segui-las.
26/04/2022 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Provavelmente quando você pensou em perder alguns quilinhos, pesquisou no Google e encontrou várias dietas milagrosas, com planos mirabolantes que jurava que ia dar certo.
Essas dietas te prometeram resultados rápidos mas acredite, não são nada duradouras e os resultados assim como aparecem rápido, vão embora mais rápido ainda.
Em consulta percebo que muitos pacientes chegam querendo o imediatismo que essas dietas prometem.
Por conta disso separei cinco motivos pelos quais você não deve fazer dietas milagrosas.
São muito restritivas
Ao seguir essas dietas acabam tirando diversos alimentos importantes para nossa saúde, inclusive alimentos que até podem vir a ajudar no processo de emagrecimento a longo prazo.
Por exemplo: normalmente tiram todo o carboidrato.
Inclusive, tiram o carboidrato até mesmo no pré e pós treino onde ele é essencial para o aumento de massa muscular.
Quanto maior a quantidade de massa magra, maior a TMB (taxa metabólica basal – o quanto gastamos parado) gerando um emagrecimento duradouro.
No começo essas dietas podem até funcionar, mas depois você vai sentir aquela fome absurda – pois acontece o aumento da grelina, que é o hormônio da fome. Você perde a sensibilidade de entender os seus sinais de fome e saciedade, acaba consumindo mais do que o necessário e aumentando o peso.
O fato de se restringir demais e depois exagerar demais acaba que se perde a percepção de reconhecer nossos sinais de fome e saciedade, porque há um desequilíbrio desse hormônio, prejudicando o controle do peso corporal.
Não são dietas sustentáveis
Elas não nos ensinam a comer da maneira que o corpo necessita.
Caso não tenhamos as distribuições adequadas dos macronutrientes, quando voltamos a nossa rotina e comer “normalmente”, a tendência é de recuperar todo o peso perdido ainda mais rápido do que emagreceu.
Nosso corpo não vê a perda de peso como uma busca de beleza e sim como um grande perigo, por isso, desenvolve mecanismos de adaptação para proteger o organismo, ou seja, irá aumentar o apetite, diminuir o metabolismo e aumentar cada vez mais a procura por comida.
Não existem alimentos milagrosos
Não existem alimentos que sozinhos farão com que você emagreça, por exemplo: o gengibre, a canela e o café.
Eles não são alimentos emagrecedores e sim alimentos que nos aceleram, com isso, um maior pique para os treinos, um gasto energético maior, gerando o emagrecimento.
Essas dietas apontam muitos alimentos como salvadores, entretanto, concordam comigo que não existe nenhum alimento com caloria negativa?
Falam que só comer salada emagrece, mas o que vai na salada tem -100kcal? Não, porque nenhum alimento é emagrecedor.
Sendo assim, nenhum alimento sozinho vai fazer com que você emagreça ou com que você engorde e sim a sua soma total de energia do seu dia.
Gera deficiências nutricionais
Geralmente essas dietas promovem a exclusão e restrição de alguns grupos alimentares e quando feitas por muito tempo podem te levar a ter alguma deficiência nutricional ou até mesmo fazer com que você sem perceber desenvolva alguma “fobia” que acabe sempre achando que ele é o culpado, que é o que acontece muito com o carboidrato.
A exclusão completa (e não a redução parcial) do carboidrato pode acarretar sintomas como ansiedade, estresse, cansaço, diminuir o rendimento no trabalho ou estudo.
Também, a exclusão de grande parte de micronutrientes pode acarretar problemas como deficiência de vitaminas e cada uma gerar uma consequência ao organismo (por exemplo, a falta de vitamina A pode causar secura nos olhos e manchas de Biot – aquelas manchas brancas nos olhos.)
Quando consumimos o mesmo tipo de grupo alimentar, não variamos os nutrientes podendo acarretar na falta de algum a longo prazo.
Esse tipo de dieta também pode levar a algum transtorno alimentar pois eles envolvem a preocupação excessiva com o peso e a autoimagem, levando a utilizar métodos inapropriados para alcançarem o corpo idealizado.
Não atende às suas necessidades individuais
Essas dietas não foram feitas para VOCÊ, para o seu tipo de corpo e para sua rotina.
Elas podem até ter funcionado para o seu colega/amigo/conhecido mas para você pode dar efeito contrário do desejado ou até mesmo não funcionar e te causar uma frustração.
O ideal é que sua dieta seja planejada de acordo com as suas necessidades individuais, objetivo e que possa atender a sua rotina.
Além disso, caso você não consuma a quantidade alimentar ideal necessária para o seu organismo, pode prejudicar em várias funções do seu cotidiano, como mau rendimento no trabalho, falta de atenção, redução do seu metabolismo, sonolência em excesso e até perda do seu rendimento nos treinos.
Sendo assim, por todos esses motivos, não é recomendado fazer dietas radicais.
Dica!
O ideal é ter um acompanhamento nutricional onde a nutricionista pode te ajudar a ter uma dieta personalizada, com o que você ama e esteja acostumado a comer.
Dieta não precisa ser cara, e deve conter todos os nutrientes que você precisa para conseguir atingir seus objetivos.
Vem que nós aqui do Smart Fit Nutri te ajudamos a emagrecer de maneira saudável e duradoura.