Falso magro: o que é e como deixar de ser
Estar “dentro do peso” não é sinônimo de ser saudável.
18/03/2025 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
É comum presumir que, se seu peso e seu IMC estiverem em uma faixa saudável, então você não tem nada com que se preocupar. No entanto, nem sempre é esse o caso. Uma pessoa pode parecer saudável e em forma, mas na verdade ter níveis perigosos de gordura corporal internamente.
A seguir, a gente te ensina o que você precisa saber sobre o corpo “falso magro”.
O que é ser falso magro?
“É aquele com o índice de massa corporal (IMC) normal, mas com um percentual de gordura muito alto. É a obesidade metabólica. A obesidade não tem relação com o peso propriamente dito, mas com o excesso de tecido adiposo/gorduroso”, esclarece Fernanda Mattos, professora e supervisora do Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica da UFRJ.
Então, o termo “falso magro” é usado para descrever alguém que está “dentro do peso” mas tem uma alta porcentagem de gordura corporal.
Tendo o IMC nos índices normais, muitas vezes essa pessoa acha que está saudável quando, na verdade, não está. É por isso que o IMC não é uma medida confiável – a gordura visceral pode se esconder atrás de um IMC saudável.
Quais são os perigos envolvidos em ser falso magro?
A gordura visceral presente no falso magro tem sido associada a:
- Aumento do risco de doença cardiovascular.
- Sensibilidade afetada à insulina, pressão arterial e coagulação sanguínea.
- Colesterol alto
- Resistência à insulina (aumentando o risco de diabetes)
Como posso saber se sou falso magro?
Existem várias maneiras de medir sua porcentagem de gordura corporal, algumas das quais são mais confiáveis ou mais convenientes do que outras:
Paquímetros
Paquímetros de dobras cutâneas são um dos métodos mais comuns para calcular a porcentagem total de gordura corporal do seu corpo. Eles podem ser relativamente baratos para comprar e são fáceis de usar.
Basta apertar a dobra da sua pele com a camada subjacente de gordura e colocar os “dentes” dos paquímetros ao redor do feixe. Mantenha uma pegada firme na sua pele com os dedos enquanto mede a porcentagem de gordura.
Isso deve ser medido em quatro locais diferentes para obter um resultado preciso: parte de trás do braço (tríceps), parte da frente do braço (bíceps), escápula e cintura
Então use um gráfico de paquímetro para calcular sua gordura corporal.
Balanças de bioimpedância
As balanças de bioimpedância usam uma corrente elétrica segura e fraca, que viaja pelo corpo para calcular valores diferentes. Gordura, músculo e água têm diferentes níveis de resistência. Portanto, essas balanças podem calcular as diferentes quantidades de cada um, dependendo da quantidade de resistência à corrente bioelétrica.
Depois de obter seus resultados, você pode compará-los com as faixas de gordura corporal recomendadas. Homens saudáveis devem ter entre 10-20% de gordura corporal, enquanto mulheres saudáveis devem ter uma porcentagem de gordura corporal entre 18-28%.
DEXA
Dexa é considerado o ouro em padrão para composição corporal.
Depois de deitar em uma mesa, uma máquina passa sobre seu corpo e emite um feixe de raios X que escaneia seu corpo. Os técnicos então leem os resultados para informar sua composição corporal.
Isso é incrivelmente preciso, mas também, compreensivelmente, a opção mais difícil de acessar.
Como deixar de ser falso magro?
Simplificando, você precisa aumentar sua massa muscular e reduzir sua massa gorda. Isso é feito principalmente através de um treinamento de força e dieta que não seja restritiva mas, sim, rica em proteínas e baixa em açúcares.
Alimentação e treino para falsos magros
Treino
O treinamento com pesos é provavelmente a maneira mais fácil de fazer isso. Ele não só aumenta sua massa muscular esquelética, mas também pode aumentar sua massa corporal magra. Quanto mais massa corporal magra você tiver, melhor será sua taxa metabólica basal, o que significa que você queima mais calorias quando não está fazendo nada.
Foque em musculação com evolução de intensidade. Isso significa aumentar regularmente o peso, quantidade de repetições ou quantidade de séries que você faz, de modo a não deixar seu corpo “se acostumar” com a intensidade que você fazia antes.
Isso vai criar um estresse nas fibras musculares que vai fazer com que seus músculos cresçam e, consequentemente, com que seu metabolismo acelere.
Alimentação
Comer menos açúcar ajudará você a perder peso. Evite alimentos processados e concentre-se em comer muitas frutas e vegetais para melhorar sua saúde geral.
Não se esqueça da proteína. Todo mundo fala sobre proteína quando se trata de construir músculos e realmente é vital. Ela pode proteger seus músculos e ajudar a construí-los, além de te saciar para que você não coma com tanta frequência.
Não descarte carboidratos. Carboidratos não devem ser proibidos, apenas escolha os certos. Em vez de pão branco e macarrão, escolha arroz integral e milho; eles são muito melhores para seu corpo.
Aumente seu consumo de fibras. O objetivo é comer 30g de fibra todos os dias para manter sua energia alta e deixá-lo satisfeito. Isso pode vir de frutas, vegetais, nozes ou sementes.