Ganho de massa magra: como saber se tenho que mudar a minha rotina para aumentar a musculatura?
Treino, descanso e alimentação é a tríade do sucesso para quem tem este objetivo
01/06/2023 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Thais Szego
Se você já tem uma rotina de treinos e agora busca focar no ganho de massa magra, descansar e ter uma alimentação adequada são itens tão importantes quanto os próprios exercícios. É o que confirma Ricardo Lira, coach da Smart Fit. Quando isso acontece, o organismo logo sente e é possível começar a perceber os resultados entre 40 e 80 dias. “Para um melhor resultado, o ideal é ter o acompanhamento de um profissional de nutrição, como o do Smart Nutri, e um educador físico; neste caso, pode ser do Smart Fit Coach ou com os professores presenciais das unidades da Smart Fit”, sugere ele, que também relacionou os principais erros que podem prejudicar a evolução do aluno. Confira a seguir!
Frequência incorreta de treino para ganho massa magra
Manter o ritmo dos treinos vai influenciar diretamente os resultados da hipertrofia. Se o intervalo entre as sessões for muito curto, pode-se gerar fadiga em excesso, o que pode levar ao surgimento de lesões. Já se o descanso for muito longo, existe o risco da perda de efeitos do treino anterior. “Para gerar o máximo de ganho de massa muscular, o ideal é seguir uma frequência de treino de 2 a 3 vezes por semana por grupamento muscular”, sugere o coach.
Pouca ingestão de líquido não fará você obter o ganho de massa magra que almeja
Ricardo explica que basta lembrar que 70% da musculatura corporal é composta por água e que, sem esse combustível básico para a atividade celular, o desempenho durante o exercício certamente será menor.
Por isso, hidratação é a chave! Já bebeu água hoje?
Falta de descanso
Todo treinamento de musculação gera um desgaste em função do estresse causado no tecido muscular. O descanso é fundamental porque permite a regeneração das estruturas afetadas, o que as torna mais fortes. Sem esse período de recuperação, a musculatura não consegue se regenerar e se fortalecer, nem é preparada para um novo estímulo, o que prejudica o ganho de massa muscular.
Se o ganho de massa magra não está acontecendo, talvez a sua dieta pode estar inadequada
Como já foi citado, a má alimentação influencia muito no ganho de massa muscular. “Podemos treinar de forma adequada, com exercícios direcionados, ter uma boa frequência e descansar corretamente, mas, se não consumimos a quantidade ideal de nutrientes ao longo do dia, especialmente proteínas, não temos substrato ou matéria-prima para a construção dos músculos”, detalha Ricardo.
Por isso, aumentar a ingestão de alimentos proteicos, como carnes magras, peixes, ovos e laticínios, e combiná-los com carboidratos, como frutas, massas, pães e cereais (de preferência integrais) e gorduras boas, como a do abacate, do azeite, e das oleaginosas, em todas as refeições é muito importante para gerar hipertrofia.
E aí, curtiu? Quer saber mais como dar um boost no seu treino e atingir os seus objetivos?
Leia também: