Hipertrofia fora da academia: 5 passos essenciais
O processo de hipertrofia acontece com o combo de alimentação + treino, além de mais alguns hábitos que você pode aplicar no seu dia-a-dia.
02/05/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Quando pensamos no processo de hipertrofia, achamos que ele acontece apenas treinando, né?
Mas, a alimentação também precisa estar alinhada a esse objetivo, além de outros fatores que influenciam nesse processo.
Se você não sabe como melhorar seus resultados, fica até o final desse post que eu vou te dar 5 dicas para te ajudar no ganho de massa muscular.
Esteja em Superávit calórico
Superávit Calórico | Importância do Sono | Hidratação e Hipertrofia | Consumo Alcoólico | Suplementação
Superávit calórico, é comer mais do que se gasta, que é o ponto principal no processo de ganho de massa muscular.
Mas, é preciso ter junto um treino que seja voltado para hipertrofia, por que é necessário ter o estímulo no corpo para que realmente gere os resultados esperados.
Além disso, a distribuição da sua alimentação deve estar de forma adequada para o seu objetivo. Nesse sentido, uma nutricionista é a melhor para te ajudar, já que ela é capaz de te dizer a quantidade adequada de carboidratos, proteínas e gorduras para suas necessidades.
O seu sono é importante
O sono quando bem adequado de no mínimo 8 horas por noite, proporciona o funcionamento adequado do seu corpo.
É durante o sono que ocorre o processo de regeneração muscular, que contribui para o crescimento e fortalecimento dos músculos.
Além disso, um sono adequado ajuda também no controle dos níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse.
Com esse controle se tem uma melhora do humor e consequentemente melhora do seu desempenho, já que mais feliz, melhor você vai treinar.
A hipertrofia precisa de hidratação
O consumo adequado de água é necessário para o funcionamento adequado do nosso corpo. Quando o corpo funciona de forma adequada é esperado que o processo de hipertrofia aconteça de forma linear.
Para se saber a quantidade ideal de água para o seu corpo, é só calcular 35 ml de água vezes o seu kg de peso.
Exemplo: 35 ml x 70 kg = 2,450 litros de água por dia.
Além disso, a água ajuda com a retenção de líquido, assim quando estamos bem hidratados se tem uma melhor visualização da definição muscular.
Evite o consumo de bebida alcoólica
A bebida alcoólica é muito consumida em comemorações ou em finais de semana, mas quando em excesso ela traz efeitos negativos no ganho de massa muscular.
O consumo da bebida alcoólica prejudica o funcionamento adequado da síntese proteica. Ela é responsável no processo de construção da fibra muscular, é nesse processo que acontece a hipertrofia.
Suplementação nem sempre é importante
Acho que é a maior duvida da maioria, se é necessário começar a suplementar para o ganho de massa muscular.
Mas para isso é necessário se analisar alguns pontos!
Se você é iniciante e começou a treinar agora, primeiro deve focar em aprender a treinar. Deixar o seu corpo sofrer as adaptações que ele precisa nesse processo.
Apenas a alimentação deve ser sua aliada nesse objetivo, mas é claro, que precisa ser a quantidade adequada de nutrientes de acordo com as suas necessidades.
Agora, se você já tem um nível bom de treinamento, existem suplementos que realmente podem te ajudar. Contudo, é importante que você converse com um nutricionista, porque ele vai explicar qual o melhor funcionará para a sua rotina e biotipo corporal.
Se você quer potencializar o seu ganho de massa muscular, o Smart Fit Nutri tem nutricionistas especializados em hipertrofia, é só acessar o nosso aplicativo e agendar uma consulta agora.