Paçoca Fit para comer sem culpa
Época de São João chegou e com isso está dada a largada das festas juninas. Para você não atrapalhar sua dieta, trouxemos essa receita de paçoca fit!
13/06/2022 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Paçoca e o Dia de São João
O Dia de São João é comemorado anualmente, em 24 de junho, para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo.
As festas de São João, também conhecidas com festas juninas são marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras.
Os símbolos mais utilizados nessas comemorações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão e a quadrilha.
Além disso, nessa comemoração, a quadrilha é a dança típica e os dançarinos vestem-se com roupas caipiras para se caracterizarem.
O Dia de São João também é marcado pela culinária, com várias comidas e doces típicos, entre eles, a paçoca é muito famosa.
No Brasil o consumo da paçoca aumenta nessa época de São João. Esse doce é característico da culinária caipira, especialmente mineira e paulista, mas também faz sucesso entre os nordestinos.
As oleaginosas são proteínas vegetais famosas por terem em sua composição nutrientes importantes para o organismo.
Oleaginosas e seus benefícios
Dentro da família das oleaginosas temos a castanha-do-pará, de caju, amêndoa, macadâmia e o amendoim.
Possuem minerais como o zinco, magnésio, ferro, potássio e vitaminas do complexo B e E, além de compostos antioxidantes.
São boas fontes de ômegas 3, 6 e 9, contendo quantidades excelentes de fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino.
Além disso, elas atuam no fortalecimento do sistema imunológico, no controle dos níveis de açúcar no sangue e na saciedade.
Lembre-se de consumir com moderação e nos horários de maior estresse, já que essa preparação eleva os nossos níveis de serotonina que é o hormônio da felicidade.
O amendoim representa uma grande quantidade de proteína vegetal. Possui gorduras do bem, como o ômega 6 e 9, que são presentes exclusivamente em oleaginosas.
O principal ingrediente da paçoca
Por ser rico em vitaminas, minerais e possuir ação antioxidante, ele ajuda na prevenção de algumas doenças crônicas, como obesidade, diabetes e dislipidemia.
Possui uma boa quantidade de fibras que ajuda a controlar o peso, pois garante que a sensação de saciedade dure mais tempo, diminuindo a fome.
No entanto, para ajudar no emagrecimento, o amendoim precisa ser consumido na quantidade adequada de acordo com sua dieta.
Por ser rico em proteínas vegetais é benéfico para o desenvolvimento muscular, o amendoim também promove a recuperação e desenvolvimento muscular.
A melhor forma de ingestão do amendoim são opções in natura, ou minimamente processadas, com ou sem casca.
Esse cuidado é necessário porque os amendoins ultra processados, geralmente, levam em sua lista de ingredientes gorduras saturadas e hidrogenadas, prejudiciais às artérias do coração.
O amendoim é versátil e vai bem em preparações doces e salgadas, podendo entrar na dieta, com moderação, em vários momentos do dia.
Formas de utilizar o amendoim na dieta
O amendoim cru pode ser consumido em forma de petisco, já que irá garantir todos os seus nutrientes e minerais.
Mas ainda, a melhor maneira de consumi-lo para aproveitar melhor os nutrientes e reduzir os fatores antinutricionais é torrado.
O amendoim pode ser usado em forma de farinha ou em pasta para receitas de bolos, biscoitos, preparações culinárias e receitas.
Podem ser usados para comidas de festa junina doces como a paçoca, pé de moleque e o chá de amendoim.
Uma unidade de paçoca possui em torno de 110 calorias e não contém uma quantidade grande de açúcar.
Forma de incluir a paçoca na dieta
O problema no consumo da paçoca é a quantidade, por ser difícil consumir uma unidade e ficar satisfeito.
Um alimento isolado não é capaz de gerar aumento de peso e sim, o consumo excessivo na dieta como um todo.
Ao trocar as calorias de outros alimentos pela da paçoca, e manter o déficit calórico da sua dieta (menor quantidade de calorias), você pode, inclusive, emagrecer comendo doce.
Além disso, encaixar a paçoca antes do treino pode ser ótimo para aumentar a performance. A paçoca possui rápida absorção, o que fornece energia rapidamente para o corpo.
O ideal é que seja consumida até 30 minutos antes do treino para obter pico de energia durante a pratica de exercício físico.
Para saber a quantidade adequada e o melhor momento para se consumir a paçoca, é indicado passar em consulta nutricional e ter um plano alimentar exclusivo para sua rotina.
O nutricionista é o melhor profissional para te orientar o momento e quantidade de paçoca que você deve consumir de acordo com as necessidades, rotina e biotipo corporal.
Dica!
Já conhece o Smart Fit Nutri? Um aplicativo de nutrição pronto para te ajudar com a sua alimentação a qualquer momento.
O melhor de tudo isso é que o aplicativo pode ser usado mesmo por quem ainda não é aluno da Smart Fit, sendo possível fazer consulta nutricional e a medição de bioimpedância.
Baixe agora e agende uma consulta!