Pé de moleque fitness para não sair da dieta
Pé de moleque não pode faltar na festa junina, né? Essa receita tem um preparo em uma versão saudável, para você comer e não sair da sua dieta.
20/06/2022 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
História do pé de moleque
A receita que deu origem ao pé de moleque chegou à Europa na Idade Média, levada pelos árabes em suas incursões à Península Itálica e à Península Ibérica.
Aqui no Brasil esse doce é especialmente consumido nas típicas festas juninas. O amendoim é presente nos festejos em homenagem a São João e Santo Antônio e por esse motivo que o pé de moleque foi incluído no cardápio.
Não há nenhuma lei que diga que o pé de moleque não pode faltar, mas seria um crime não o ter para degustação e consumo.
Pé de moleque na dieta
A fabricação tradicional do doce aqui no Brasil, se dá através da mistura de amendoins torrados e moídos, misturados a uma rapadura previamente derretida.
Mas convenhamos que por ser só feito de açúcar e amendoim, a receita tradicional é bem calórica.
Pensando nisso, trouxemos hoje essa receita de pé de moleque saudável para você poder consumir na sua dieta e não estragar seus resultados.
Além disso, por conter semente de abóbora na preparação, também agrega benefícios em função das fibras e nutrientes importantes para o corpo.
O amendoim representa uma grande quantidade de proteína vegetal. Possui gorduras do bem, como o ômega 6 e 9, que são presentes exclusivamente em oleaginosas.
O principal ingrediente do pé de moleque
Por ser rico em vitaminas, minerais e possuir ação antioxidante, ele ajuda na prevenção de algumas doenças crônicas, como obesidade, diabetes e dislipidemia.
Possui uma boa quantidade de fibras que ajuda a controlar o peso, pois garante que a sensação de saciedade dure mais tempo, diminuindo a fome.
No entanto, para ajudar no emagrecimento, o amendoim precisa ser consumido na quantidade adequada de acordo com sua dieta.
Por ser rico em proteínas vegetais é benéfico para o desenvolvimento muscular, o amendoim também promove a recuperação e desenvolvimento muscular.
A melhor forma de ingestão do amendoim são opções in natura, ou minimamente processadas, com ou sem casca.
Esse cuidado é necessário porque os amendoins ultra-apressados, geralmente, levam em sua lista de ingredientes gorduras saturadas e hidrogenadas, prejudiciais às artérias do coração.
O amendoim é versátil e vai bem em preparações doces e salgadas, podendo entrar na dieta, com moderação, em vários momentos do dia.
Formas de utilizar o amendoim na dieta
O amendoim cru pode ser consumido em forma de petisco, já que irá garantir todos os seus nutrientes e minerais.
Mas ainda, a melhor maneira de consumi-lo para aproveitar melhor os nutrientes e reduzir os fatores antinutricionais é torrado.
O amendoim pode ser usado em forma de farinha ou em pasta para receitas de bolos, biscoitos, preparações culinárias e receitas.
Podem ser usados para comidas de festa junina doces como a paçoca, pé de moleque e o chá de amendoim.
O mel é rico em antioxidantes e possui propriedades nutritivas, trazendo vários benefícios para a saúde.
Benefícios do mel na dieta
É capaz de proteger as células do envelhecimento precoce e regular os níveis de triglicerídeos e colesterol. Dessa forma, diminui o risco e acúmulo de gordura nas artérias e o desenvolvimento de doenças cardíacas.
No entanto, mesmo com todos esses benefícios o mel deve ser consumido com moderação, já que ainda é rico em calorias e açúcar.
E o açúcar quando excesso pode contribuir para o ganho de peso e desregulação dos níveis de açúcar no sangue.
O mel também é ótimo para reduzir a inflamação e inchaço da garganta e dos pulmões, sendo eficiente ainda nos casos de gripe e resfriado, melhorando o sono.
Além disso, pode ser uma ótima opção para tratar úlceras, feridas e lesões, pois combate as bactérias e ajuda na regeneração dos tecidos.
Nas receitas o mel pode ser adicionado em sucos, chás, vitaminas, doces, biscoitos ou outras preparações culinárias.
Na hora de comprar, dê preferência ao mel puro de cultivo orgânico, já que o mel industrializado vendido em supermercados costuma ter outros ingredientes, como aditivos e edulcorantes.
Consulte sempre um de nossos nutricionistas para te ajudar a entender em qual momento melhor consumir o mel na sua dieta.
As sementes de abóbora são ricas em ômega-3, fibras, gorduras boas, antioxidantes e minerais como o ferro e o magnésio.
Benefícios da semente de abóbora para a saúde
Essas sementes podem ser incluídas na alimentação do dia a dia para melhorar o funcionamento tanto do cérebro quanto do coração.
As sementes de abóbora podem ser consumidas puras, sendo mais comum em saladas, ou utilizadas para o preparo de receitas.
Se você quer aprender a encaixar essa receita na sua dieta, converse com um de nosso nutricionistas do Smart Fit Nutri e tenha um plano alimentar personalizado.