O que a perda de massa muscular pode causar?
A perda de massa muscular é um evento natural de acontecer com o envelhecimento, mas o impacto da sua perda pode trazer efeitos negativos para o nosso corpo.
28/04/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
A perda de massa muscular é um evento natural que acontece com o envelhecimento. O evento é conhecido como sarcopenia, uma síndrome caracterizada pela redução de força e massa muscular. Ela pode se iniciar a partir dos 30 anos, e aos 50 anos ela se intensifica.
Alguns fatores, como o sedentarismo, má alimentação e o consumo excessivo de álcool, estão ligados diretamente com essa perda gradual. A falta de exercícios e nutrientes favorecem o catabolismo, pois são necessários para manutenção da massa muscular.
Dietas da moda, que tem como característica uma maior restrição alimentar, contribuem para uma grande perda da massa muscular. Elas visam uma enorme perda de peso em curto período de tempo. Nelas o seu corpo é induzido a realizar compensações para ter energia, como a utilização de massa muscular nessa produção.
A perda da massa muscular pode trazer vários impactos negativos para a saúde, como a redução do seu metabolismo. Essa redução contribui para atingir um estado de platô, que é o estacionamento do emagrecimento. Além de aumentar a dificuldade desse processo, há tendência de recuperar o peso já perdido.
Quando pensamos no idoso, a perda de massa muscular pode gerar dificuldades para realizar atividades do dia a dia, como segurar sacolas e manusear objetos. Além disso, ele começa a apresentar mais dores, já que seu corpo não tem quantidade ideal de massa muscular para ajudar na sustentação do corpo.
O processo de perda muscular acaba sendo inevitável em algum momento. Podemos tomar alguns cuidados para desacelerar esse processo e não comprometer sua qualidade de vida.
O que fazer para evitar a perda de massa muscular?
Veja á seguir algumas dicas:
1º Pratique exercícios – A prática de exercícios físicos proporciona manutenção e ganho da massa muscular, já que fortalece e tonifica os músculos.
2º Tenha uma alimentação adequada – Uma dieta bem balanceada é necessária para fornecer ao seu corpo os nutrientes adequados para a recuperação e regeneração dos músculos. El deve conter uma quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais ideais para suas necessidades.
3º Durma bem – O corpo precisa de 8 horas de descanso no mínimo para que se recupere do esforço realizado ao longo do dia. É nesse momento que as funções metabólicas acontecem, regularizam todo o organismo e regeneram seus músculos. Sendo assim, dormir bem é essencial para que os músculos se mantenham saudáveis.
4º Se hidrate – A água compõe mais da metade do nosso corpo. Então não é surpreendente que ela esteja nos músculos. Os movimentos, contrações e processos de recuperação estão diretamente ligados a sua hidratação. Avalie o seu consumo e comece a ingerir a quantidade adequada de água de acordo com as suas necessidades.
Ter uma boa alimentação e praticar exercícios é muito mais além do que só estética. Isso está ligado diretamente com sua saúde e qualidade de vida no seu envelhecimento.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a entender a importância da preservação da massa muscular para a nossa saúde. Nós, do Smart Fit Nutri, temos nutricionistas capacitados para te ajudar no seu objetivo, qualquer que ele seja. Basta acessar o nosso app e agendar uma consulta com um dos nossos nutris.