Como não desidratar no inverno?
Com a chegada do inverno acabamos reduzindo o nosso consumo de água. Pensando nisso, trouxemos esse post para te ensinar a se hidratar no inverno.
01/07/2022 ● Tempo de leitura: 5 mins
Por: Larissa Serpa
Qual a importância da hidratação?
A água é responsável por quase 70% de todo o nosso peso corporal, é relacionada com o ajuste da temperatura corporal e com diversas funções no nosso organismo.
Quando necessário nosso corpo faz adaptações devido a falta da hidratação adequada, assim, tenta compensar as funções corporais para manter o equilíbrio do corpo.
Se já estamos sentindo sede, isso é sinal que nosso corpo se encontra em desidratação, por isso é importante ficarmos atentos.
A água me ajuda a emagrecer?
A ingestão devida de água ajuda na sensação de saciedade por preencher o estômago por alguns minutos após seu consumo.
É comum muitas pessoas confundirem a sensação de sede com fome e acabam se alimentando ao invés de se hidratar.
Outro fator que ajuda bastante no emagrecimento é a melhora do trânsito intestinal, a água auxilia nesse processo, o que melhora a excreção de resíduos do corpo.
Qual a importância da hidratação para aumento de massa muscular?
A desidratação promove a perda de força muscular e de energia, pela diminuição do volume sanguíneo.
Muitos estudos científicos já comprovam que quando os níveis de água diminuem em nosso corpo, as células ”encolhem” e ocorre a degradação das células musculares.
O que não é bom, pensando em hipertrofia o que queremos é que sua síntese aconteça da forma adequada.
Como a água atua na saúde geral do corpo?
Ela é responsável por transportar oxigênio, gordura, glicose e nutrientes para as células do organismo.
Caso essa mecânica não esteja acontecendo de forma simultânea, pela baixa ingestão de água, a nossa saúde pode acabar sendo afetada.
A digestão e a absorção dos micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura) depende da ingestão adequada de água, e quando não ocorre, são prejudicadas.
Por quê bebemos menos água no frio?
É fisiologicamente comprovado que em baixas temperaturas nosso corpo não sente a necessidade de beber muita água.
Em estações mais quentes, costumamos transpirar mais, o que favorece a perda de líquidos, que precisam ser repostos com maior frequência.
Já nas estações frias, as perdas são menores, o que desencadeia em um menor consumo de água da nossa parte.
Qual a quantidade ideal de água?
O Guia Alimentar da População Brasileira recomenda pelo menos uma ingestão de 2 a 3 litros de água por dia.
Consumindo a quantidade recomendada é possível manter todas as funções vitais do corpo e repor os líquidos que são excretados pelo suor, respiração, urina, saliva, entre outras.
O consumo adequado de água promove a melhora do nosso rendimento durante o exercício físico regular.
Para saber a quantidade ideal que precisa ser ingerida de acordo com as suas necessidades você pode calcular.
Esse cálculo é bem fácil, é o seu peso vezes 35ml de água.
Exemplo: 70 kg x 35 ml = 2450 ml de água a ser consumida no seu dia.
Como me manter hidratado se eu não sinto sede?
Se você é o tipo de pessoa que tem dificuldade para ingerir a quantidade adequada de água, trouxemos 4 dicas para te ajudar a aumentar a sua ingestão no frio.
Tenha sempre por perto uma garrafinha de 1 litro ou de 500 ml, onde você possa controlar a sua quantidade de água que está sendo ingerida.
Dica 1 – Mantenha uma garrafinha por perto
Assim, no final do dia checar é possível saber se atingiu essa quantidade de água necessária para o seu organismo.
Outra dica, é comprar uma garrafinha bonita, para que isso te traga certa motivação e desejo ter ela por perto. Pode até ser personalizada usando sua criatividade ou com algum tema do seu interesse.
Além disso, você pode consumir chás, sucos naturais, água de coco ou sopas para ajudar a complementar sua hidratação, mas atenção: chás adoçados, sucos, água de coco e sopa COMPLEMENTAM e não SUBSTITUEM a água.
Hoje em dia existem aplicativos gratuitos para celular que possibilitam programar lembretes diários que notificam, a cada hora, a quantidade de água que você deve ingerir.
Dica 2 – Utilize aplicativos com alarmes
Nesses aplicativos, você pode configurar e até escolher o tamanho do copo ou garrafa que usa para beber água.
Assim, você vai estar sempre atento para consumir a quantidade de água que seu corpo precisa. Agora, caso você não queira baixar nenhum app novo, pode configurar o alarme do seu celular para te relembrar.
Existem frutas com alto teor de água que aumentam a ingestão de líquido, além de conter vitaminas e minerais que ajudam a nutrir o nosso organismo, possuem poucas calorias que irão te ajudar na dieta.
Dica 3 – Use as frutas ao seu favor
Exemplo de frutas que auxiliam na hidratação são: o melão, a melancia, o abacaxi e a até laranja, que são ricas em água.
Atenção: cuidado com a quantidade ingerida. Essas frutas não substituem a água, e tudo que é em excesso faz mal.
O ideal é ter a orientação de um nutricionista para te indicar a quantidade e os melhores horários para consumir as frutas.
Estabelecer metas sobre a quantidade de água a ser consumida no dia pode auxiliar a beber mais água agora no frio.
Dica 4 – Estabeleça metas
Para isso, inicie com metas pequenas de quantidade a ser ingerida até determinado horário, por exemplo, duas garrafinhas de água antes do almoço.
Dessa forma, ficará mais fácil de você atingir sua meta diária de água.
Se você não tem o hábito de consumir a quantidade ideal, você pode começar aumentando 500ml por semana até atingir o valor recomendado.
Exemplo: eu sei que tomo 1L por dia e o ideal são 2L. Na semana 1 vou aumentar a quantidade para 1,5L/dia e na semana 2 aumento para os 2L/dia, isso fará com que você se acostume facilmente.
Importante!
Como podemos ver, é preciso ingerir a quantidade necessária de água para que o nosso organismo funcione em total equilíbrio, mas existem alguns cuidados que devem ser tomados a respeito da ingestão de água,.
Por exemplo, evite consumir muito líquido durante as refeições, isso pode acabar atrapalhando sua percepção de saciedade.
Outro cuidado é verificar se a água é segura para o seu consumo, ou seja, se ela é filtrada ou já passou por um método de tratamento antes de beber.
A água quando contaminada pode causar doenças parasitárias.
Assim como nada em excesso é recomendável, não é diferente com a água, já que em excesso pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio.
Esse desequilíbrio é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.
Mas mantenha-se sempre HIDRATADO! Sinal de sede, é desidratação, lembre-se disso.