Tapioca rendada super prática
Consumindo a tapioca do mesmo jeito sem graça de sempre? Então se liga nessa receita de tapioca rendada e não caia mais na rotina!
10/05/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Sobre a tapioca
A tapioca é de origem indígena. Ela servia de substituto para o pão que era feito na época, porque a farinha de trigo era escassa na região nordeste do Brasil durante a colonização.
Hoje o pão é de fácil acesso em todo o País, mas ela continua sendo muito amada.
Também segue como substituta para a farinha de trigo já que ela não possui glúten e é a melhor opção aos celíacos.
Ela é derivada da mandioca, consequentemente considerada uma boa fonte de carboidrato simples. Por conta disso, vale ressaltar que é necessário termos sempre um acompanhamento proteico para que sua absorção seja mais lenta e tenhamos uma saciedade maior.
Ela pode ajudar na redução do peso quando consumida em quantidades moderadas e junto com proteínas magras, como ricota, cottage, patê de atum ou de frango saudável, ovos, tofu e fibras .
Agora se o intuito é ganhar alguns quilos de maneira saudável, ai é importante ela ser consumida com outras fontes de carboidrato.
Quais carboidratos? A banana é um bom exemplo, ou o doce de leite. Também pode ser consumida com uma fonte de gordura boa como pasta de amendoim ou guacamole.
Benefícios da Tapioca
- Ela é facilmente digerível, por ser um carboidrato de rápida absorção sua digestão é mais fácil por virar energia para as células mais rápido;
- Ela melhora nossa disposição física e mental — pois fornece ATP (energia) para nossas células;
- Por conter boas quantidades de cálcio também, ajuda na saúde dos nossos ossos;
- Por ser de fácil digestão pessoas com gastrite podem consumi-la desde que o recheio não seja tão gorduroso como queijo mussarela ou manteiga/margarina;
Melhores momentos para inclui-la no seu dia
Pré treino: Consumi-la 30 minutos antes de ir treinar já garante energia para um treino pesado com duração de uma hora.
Você vai aguentar pegar mais peso ou render mais durante o treino de hiit.
Café da manhã: Naqueles dias que você acordar mais cansado do que foi dormir, a tapioca com café vai trazer energia, além é claro de aumentar a atenção nos estudos ou durante o trabalho.
Lanche da Tarde: Se você estiver em um dia muito corrido e não tiver horário para sair do trabalho ou faculdade a tapioca no período de pausa durante a tarde é uma excelente opção.
E o por que?
Porque ela é facilmente armazenada — só ficar atento para não recheá-la com ingredientes perecíveis, prefira um queijo como mussarela, ricota, creme de ricota, requeijão, um frango desfiado e até mesmo pasta de amendoim.
Ela será absorvida de maneira mais lenta, te deixará atento e claro, satisfeito.
Dica extra: Se o seu objetivo é hipertrofia ou aumento do peso, consuma a tapioca com banana e pasta de amendoim ou doce de leite.
Você melhora seu desempenho no treino, aumenta a liberação de insulina que é um hormônio anabólico e consequentemente aumenta a quantidade de massa muscular.