Você sabe quais são os benefícios do tomate?
Ele pode estar presente na sua vida todos os dias, nas saladinhas, molhos ou sucos. Mas você conhece todos os benefícios do tomate para a saúde?
16/02/2022 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
O tomate é um queridinho da salada do dia a dia. Um fruto tão charmoso quanto gostoso, ele é rico em antioxidantes, como o licopeno, e também em vitaminas, como E e C, as do complexo B, potássio e magnésio. E não para por aí! Conversamos com a nutricionista do Smart Fit Nutri Caroline Guimarães pra contar tudo sobre os benefícios de incluir o tomate em sua alimentação.
Afinal, por que o tomate faz tão bem?
Começamos pela cor! Aquele tom vermelho do tomate é graças ao licopeno, um carotenóide que é um potente antioxidante capaz de proteger as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo o risco de doenças crônicas, inclusive o câncer. O tomate ainda conta com a presença da vitamina C e A, que é excelente para nossa visão.
Tomate bom para a pele? Isso mesmo!
O mesmo nutriente responsável pela cor vermelha, o licopeno, também atua na proteção solar da pele tornando-a menos sensível aos danos dos raios ultravioletas, que é uma das principais causas de rugas e linhas de expressão. Além disso, ele também auxilia na cura de acne! “Isto porque pode atuar na minimização dos poros, o que diminui as erupções cutâneas, e ajuda até mesmo no tratamento de pequenas queimaduras”, explica Caroline.
Como incluir na rotina?
O tomate é um alimento bastante versátil, já que pode ser consumido em diversas receitas doces e salgadas. Ele vai bem em saladas, tortas, sucos, geleias e molhos. E tem mais: quem está buscando o emagrecimento, pode comemorar! O tomate é um ótimo aliado, pois possui baixa quantidade de caloria.
Posso consumir só na salada?
Lá vem ele de novo: o licopeno. Por ser um pigmento lipossolúvel, tem maior absorção quando consumido junto com gordura. E sua eficácia aumenta após o cozimento. Por isso, experimente incluí-lo em receitas de pratos quentes. Além de benéfico, fica uma delícia!
Para cada objetivo, um tomate!
Você não leu errado. Caroline conta que, devido às variedades de tipos de tomate, devemos ficar atentos na hora de escolher qual tomate comprar, levando em consideração o objetivo de uso. Confira:
- Tomate caqui (longa-vida ou convencional): consumo in natura;
- Tomate Santa Cruz/Santa Clara/Débora: consumo in natura e molhos caseiros;
- Tomate italiano/saladette: consumo in natura, molhos caseiros e tomate seco;
- Tomate mesa rasteiro e tomate industrial: consumo in natura, molhos caseiros, extratos, ketchup;
- Tomates cereja e grape: consumo in natura.
Com tantos benefícios, não deve haver nenhuma contraindicação, né?
É sempre bom escolher os frutos mais maduros. Tomates verdes podem provocar alguns distúrbios gastrointestinais devido à uma substância chamada solanina. Além disso, caso você tenha refluxo gastroesofágico (DRGE), evite o consumo in natura ou processado, para evitar desconfortos relacionados à acidez. “Lembrando que, em caso de dúvidas, a alimentação sempre deve ser adequada e planejada com o acompanhamento de um nutricionista”, reforça Caroline.
Um excelente pós-treino!
O tomate ajuda na recuperação muscular, graças à presença do licopeno, que ajuda a evitar e combater inflamações, tanto nos músculos quanto nos órgãos. Por isso, busque incluí-lo no pós-treino, pois o processo de recuperação após o exercício se torna mais rápido, melhorando a resistência e, consequentemente, o desempenho. Além disso, o tomate também ajuda na circulação de oxigênio no sangue, o que contribui para o ganho de resultados.
Como dica final, Caroline deixa uma deliciosa sugestão de preparação. E, como vimos que os nutrientes presentes no tomate são mais aproveitados quando cozidos, consumir em sopas e molhos são ótimas opções para incluir no cardápio!
Sopa de tomate pós-treino
- 5 Tomates;
- ⅓ de Cebola;
- 2 dentes de Alho;
- 2 Batata-doce ou tradicional;
- Cubos de frango/carne ou tiras de cogumelo (opcional).
Ingredientes:
Pique e refogue o tomate com o alho e a cebola em fogo médio. Tempere com sal, pimenta e orégano. Cozinhe as batatas e depois amasse-as. Bata tudo em um liquidificador e volte na panela para finalizar. Não esqueça de provar para ajustar os temperos.
Modo de preparo:
Se a sopa estiver muito grossa, adicione água até estar na consistência desejada.
Opcional: adicione cubos de carne/frango ou tiras de cogumelos depois de pronta, já que são ótimas fontes de proteína.